Gestão

16h47min - 09 de Março de 2007 Atualizado em 06h53min - 13 de Junho de 2013

Unimontes e AMM acertam parceria para melhorar gestão de prefeituras

A Universidade Estadual de Montes Claros e a Associação Mineira de Municípios (AMM) celebrarão acordo de cooperação técnica visando à promoção de cursos de capacitação de técnicos para as prefeituras e, também, a realização de outras ações voltadas para a melhoria da gestão pública.

MONTES CLAROS (09/03/07) – A Universidade Estadual de Montes Claros e a Associação Mineira de Municípios (AMM) deverão celebrar, nos próximos dias, acordo de cooperação técnica visando à promoção de cursos de capacitação de técnicos para as prefeituras e, também, a realização de outras ações voltadas para a melhoria da gestão pública. O assunto foi discutido na última quinta-feira, dia 8, durante visita do presidente da AMM e prefeito de Mariana, Celso Cota Neto, ao reitor da Unimontes, professor Paulo César Gonçalves de Almeida. A proposta será levada ao conhecimento do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alberto Duque Portugal, devendo ser agendada data para viabilizar a participação do governador Aécio Neves e de outros integrantes da equipe do governo na assinatura do convênio.

O presidente da AMM esteve acompanhado de comitiva formada pelos prefeitos Cristóvão Colombo Vita Filho (Lassance), Ivonei Abade Brito (Janaúba) e Reinaldo Landulfo Teixeira (Capitão Enéas), que também integram a diretoria da entidade. O encontro contou, ainda, com as presenças do superintendente da Associação Mineira de Municípios, Rogério Moreira; e da pró-reitora de Extensão da Unimontes, professora Marina Ribeiro Queiróz.

O professor Paulo César Gonçalves de Almeida ressaltou que as expectativas em relação ao estabelecimento de parceria com a Associação são extremamente positivas, destacando o papel desempenhado pela Unimontes na melhoria das condições de vida das populações nas regiões Norte e Noroeste de Minas e nos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri. “Com certeza, o trabalho conjunto será benéfico não somente para a AMM e a Universidade, mas para toda a comunidade regional”, afirmou o reitor.

Ele lembrou, ainda, que a Unimontes, além da capacitação de recursos humanos, reúne experiência na realização de estudos e projetos para a área pública, desenvolvidos através dos docentes, acadêmicos e do corpo técnico-administrativo. Segundo ele, a instituição está apta para desenvolver estudos técnicos para as prefeituras, que poderão resultar no aumento da arrecadação municipal e na viabilização de projetos junto a organismos federais e estaduais e, até mesmo, internacionais.

O prefeito Celso Cota Neto enfatizou que AMM está implementando um trabalho de interiorização de suas ações e de melhoria da gestão pública. Para isso, pretende desenvolver atuação conjunta com a Universidade Estadual de Montes Claros, visando à promoção de cursos, treinamentos e seminários, voltados para a qualificação dos servidores de cada prefeitura.

Foi discutida, também, a participação da Universidade Estadual de Montes Claros na elaboração de projetos para a destinação de resíduos sólidos, em processo de implantação nos municípios do Norte de Minas, em cumprimento à legislação ambiental, conforme determinação da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM). A eliminação dos “lixões” a céu aberto também é uma exigência do Ministério Público, com o qual as prefeituras firmaram um Termo de Ajustamento de Condutas (TAC).