12h36min - 01 de Dezembro de 2010 Atualizado em 16h15min - 29 de Junho de 2013

Unimontes entrega três novas obras à comunidade acadêmica

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) entregou à comunidade acadêmica três obras: o Centro de Pós-Graduação, a Sala de Videoconferência e a ampliação do prédio da reitoria. Os investimentos foram viabilizados com recursos próprios e verbas do Governo de Minas.  A entrega foi realizada pelo reitor Paulo César de Almeida.

MONTES CLAROS (01/12/10) - A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) entregou nesta quarta-feira (1º) à comunidade três importantes obras: o Centro de Pós-Graduação, a Sala de Videoconferência e a ampliação do prédio da reitoria. Os investimentos foram viabilizados com recursos próprios e verbas liberadas pelo Governo de Minas. A Unimontes contou, também, com recursos provenientes de emendas de bancada inseridas no Orçamento da União.

“As obras foram planejadas e executadas a partir das próprias demandas da comunidade acadêmica. O objetivo é oferecer o suporte necessário ao ensino, à pesquisa e à extensão, garantindo, também, o espaço suficiente e melhores condições para o desenvolvimento das atividades da administração da universidade”, afirma o reitor Paulo César de Almeida.

O prédio Centro de Pós-Graduação, erguido junto à sede da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor), tem 962,60 metros quadrados de área construída e recebeu investimentos de R$ 838,36 mil. Com três pavimentos, o espaço atende as demandas dos cursos de mestrado (Stricto sensu) e também às especializações Lato sensu. A construção foi iniciada no final de 2008.

O prédio dispõe de cinco salas de aula, sendo uma delas equipada exclusivamente para o ensino de educação a distância, atendendo as demandas dos cursos oferecidos no âmbito do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), do MEC. Dispõe de laboratório de informática e auditório. Conta, ainda, com salas destinadas às coordenações e secretarias dos cursos, duas salas de administração e um espaço exclusivo para a defesa de dissertações de mestrados, além de almoxarifado e área de serviço.

Sala de videoconferência

Com a inauguração do Centro de Pós-Graduação, a Unimontes passa a contar também com uma moderna sala de videoconferência, que vai possibilitar a interação com outras instituições indutoras do conhecimento do Brasil e de outros países, com a transmissão via internet de palestras, cursos e reuniões. Vai permitir também a integração entre professores e acadêmicos do campus-sede com os demais campi da universidade.

A sala de videoconferência, que comporta 150 pessoas, recebeu equipamentos modernos, com investimentos de R$ 200 mil, recursos viabilizados através de emendas de bancada, inseridas no Orçamento da União.

Prédio da reitoria

O prédio anexo à reitoria, com 1.408,9 m² de área construída, tem quatro pavimentos. A obra, iniciada em janeiro de 2009, recebeu investimentos de R$ 1,2 milhão. O edifício conta com dois elevadores, sendo um deles adaptado à Lei da acessibilidade dos portadores de necessidades especiais.

Nos três primeiros pavimentos, o prédio foi construído no sistema de vãos livres, permitindo a adaptação do tamanho das salas de acordo com a necessidade de cada setor, com uso de divisórias. No quarto pavimento, está localizada a sala de Conselhos, com capacidade para 80 pessoas, destinado às reuniões do Conselho Universitário (Consu) e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex) e outros eventos da comunidade acadêmica. Contará, ainda, com recursos audiovisuais, incluindo cabine de som e telão.