12h53min - 27 de Agosto de 2009 Atualizado em 06h13min - 22 de Junho de 2013

Unimontes presente em evento internacional sobre pobreza

MONTES CLAROS (27/08/09) - A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) será uma das instituições organizadoras do Colóquio Internacional “Globalização da Pobreza: Pobreza da Globalização”, programado para o período de 4 a 6 de dezembro, em Lisboa (Portugal). O evento é realizado conjuntamente com as Universidades de Fribourg (Suíça) e Nova de Lisboa (UNL), tendo como objetivo discutir as alternativas de desenvolvimento contra a desigualdade social, tanto em países centrais como em regiões em desenvolvimento.

As inscrições para professores, pesquisadores e acadêmicos podem ser feitas até 31 de outubro, pelo endereço eletrônico ceos@unl.pt. Outras informações podem ser obtidas junto ao mestrado em Desenvolvimento Social da Unimontes (sala 106, prédio 3, no Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro) ou pelo telefone (38) 3229-8149.

Esta será a segunda edição do Colóquio Internacional. O primeiro foi realizado em Montes Claros, em 2008, tendo como sede o Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro. Em 2010, a cidade receberá a terceira edição do evento. A Unimontes possui um acordo de cooperação científica e técnica com a universidade portuguesa para a realização conjunta de projetos de ensino e investigação em níveis da graduação e pós-graduação.

Pesquisas

Um dos destaques da programação do evento é a exposição de pesquisas científicas sobre a pobreza, com análises teóricas e avaliações técnicas das políticas públicas de combate aos problemas sociais mais comuns. Os temas serão discutidos em palestras, seminários e debates entre professores, acadêmicos e pesquisadores de países como Portugal, Suíça, França, Alemanha, Bélgica e Brasil.

“Com eventos dessa natureza, a Unimontes - como organizadora - se aproxima ainda mais dos grandes centros internacionais de pesquisa, elevando a qualidade de seus cursos de pós-graduação Stricto sensu", observa o professor Antônio Dimas Cardoso, do mestrado em Desenvolvimento Social.