10h13min - 12 de Maio de 2009 Atualizado em 02h28min - 28 de Junho de 2013

Unimontes promove Encontro dos Povos do Cerrado

PIRAPORA (12/05/09) - Até a próxima segunda-feira (18), a www.cotec.unimontes.br recebe inscrições para os minicursos e oficinas que serão realizados durante o V Encontro Regional dos Povos do Cerrado, entre os dias 10 e 13 de junho, no Centro de Convenções de Pirapora. O evento é organizado por coordenadores, professores e acadêmicos do curso de Geografia ministrado pela Unimontes naquele município, contando, também, com o apoio da Prefeitura e outros parceiros.

Os interessados poderão, ainda, se inscrever para a apresentação de trabalhos (comunicação oral ou pôsteres), debates e grupos de trabalho. O principal objetivo é fomentar o intercâmbio de experiências e a discussão dos principais problemas do cerrado, assim como os métodos de fortalecimento, conservação e manejo do bioma.

Segundo a professora Ana Paula Glinskoi Thé, que integra a comissão organizadora, além de temas técnicos e da divulgação das pesquisas científicas, o evento contará com a “Feira Regional de Economia Solidária: Outra Economia Acontece!”, com a participação de vários grupos de empreendimentos solidários do Norte de Minas Gerais, especialmente aqueles que utilizam recursos do cerrado e do Rio São Francisco.

“Além do espaço para exposição e venda, a feira promoverá oficinas de discussões, a fim de que os participantes possam trocar experiências e planejar ações que incentivem e fortaleçam o uso sustentável do cerrado e a economia solidária em nossa região”, explica a professora Ana Paula.

Eixos

A programação tem como base seis eixos temáticos: I – Populações tradicionais, modos de vida e cultura nos cerrados: II – Bioma cerrado: conservação e política ambiental; III – Socioeconomias e reprodução social nos Cerrados; IV – Espaço regional, cidades e dinâmica global; V – Turismo, Educação ambiental e ensino contextualizado: a vivência no Bioma Cerrado; VI – Desenvolvimento, agronegócio, conflitos socioambientais, gênero, saúde e qualidade de vida nos Cerrados.

O evento terá início em 10 de junho, às 8h, com a mesa redonda “Populações tradicionais no Brasil – Desafios no Século XXI”, com a participação do professor Antônio Carlos Diegues, da USP, e José Nunes de Oliveira, prefeito de São João das Missões. As inscrições podem ser feitas através do endereço eletrônico 5povosdocerrado@gmail.com. Outras informações técnicas pelo endereço: www.cch.unimontes.br/povosdocerrado.