Minas por Região
Infraestrutura

16h25min - 27 de Novembro de 2008 Atualizado em 03h55min - 29 de Junho de 2013

Usina Hidrelétrica de Nova Ponte recebe prêmio ambiental

BELO HORIZONTE (27/11/08) - A Usina Hidrelétrica de Nova Ponte recebeu nessa quarta-feira (26) o Prêmio Mineiro de Gestão Ambiental (PMGA) pelo trabalho desenvolvido na área de meio ambiente e junto às comunidades envolvidas em sua operação. O troféu PMGA 2008 foi entregue pelo governador Aécio Neves ao presidente da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Djalma Bastos de Morais, durante a cerimônia de abertura dos Diálogos da Terra, evento que acontece até sexta-feira (28), no Minascentro, em Belo Horizonte.

A hidrelétrica, situada no Rio Araguari, começou suas operações em 1994. Com um total de 510 MW de potência instalada, possui um reservatório com capacidade para armazenar cerca de 10 bilhões de metros cúbicos de água e que abrange oito municípios do Triângulo Mineiro. O município de Nova Ponte, onde está localizada a casa de força, tem 11.586 habitantes e possui o segundo maior Índice de Desenvolvimento Familiar (IDF) de Minas Gerais, segundo levantamento divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome nesta semana.

O engenheiro Cláudio César de Lacerda, um dos coordenadores da usina, explica que a hidrelétrica foi projetada e construída levando em conta os cuidados necessários à preservação dos meios biótico, físico, socioeconômico e cultural. “Após sua construção, várias mudanças foram implementadas tanto em nível operacional quanto de processos, objetivando um desempenho ambiental correto”, afirma. Atualmente, a usina é certificada nas normas internacionais de gestão ambiental, de segurança e saúde e de qualidade.

O prêmio

O PMGA busca o reconhecimento de organizações que se destacam em relação à gestão sistêmica das questões ambientais, avaliando a empresa, a cadeia produtiva que a envolve e os agentes interessados, como funcionários e as comunidades onde estão inseridas. A iniciativa tem o apoio do Governo de Minas e do Ministério do Meio Ambiente e a chancela da União Brasileira de Qualidade (UBQ).

A metodologia utilizada é considerada pioneira no Brasil e na América Latina. A partir dos relatórios de gestão apresentados pelas instituições são avaliados oito critérios: liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos e resultados. Segundo Ronaldo Simão, superintendente do PMGA, nessa terceira edição, os organizadores tiveram “a satisfação de constatar como a questão ambiental vem ganhando cada vez mais espaço dentro das organizações, sobretudo em um contexto sistêmico”.

Uma equipe da Cemig, formada por engenheiros de manutenção, um analista de meio ambiente e técnicos em química, sistemas de qualidade e operação de usinas, trabalhou na elaboração do Relatório de Gestão Ambiental de Nova Ponte por 50 dias. Em outra etapa do processo, uma banca examinadora do PMGA visitou as instalações da usina para avaliar as práticas descritas no relatório.

Segundo o coordenador-geral do relatório, o engenheiro Fábio Murilo Gusmão, “essa premiação é uma demonstração de como a empresa gere suas usinas, de forma que todas as etapas do processo de geração de energia contemplem as questões ambientais pertinentes, adotando práticas inovadoras de preservação ambiental e de desenvolvimento sustentável”.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato