12h32min - 02 de Abril de 2012 Atualizado em 07h22min - 01 de Julho de 2013

UTI Neo Pediátrica de Barbacena já salvou mais de seis mil vidas

Reforma e ampliação da unidade foi feita com recursos do Pro-Hosp

Mais de seis mil vidas já foram salvas na Unidade de Terapia Intensiva Neo Pediátrica da Santa Casa de Misericórdia de Barbacena, na região de Campo das Vertentes. Desde que foi reformada e teve o número de leitos ampliado, a UTI passou a ser referência na macrorregião e, hoje, recebe bebês das mais diversas cidades.

A médica pediatra Gilcimara Pamplona, que atua na UTI Neo Pediátrica, confirma a responsabilidade do trabalho na unidade. “Somos referência para gestações de alto risco e, não só recebemos bebês de toda a macrorregião, como de outros municípios, como Divinópolis e Ipanema, por exemplo”, relata.

Aline Duarte Vales é mãe de um bebê que esteve sob os cuidados da unidade da Santa Casa de Barbacena. “O atendimento é 1.000%. O carinho de todos, agora são minha segunda família. A equipe tem muita atenção e responsabilidade, e se tornou mais uma família para meu filho também. Ele foi muito bem atendido mesmo, teve toda a estrutura e cuidados para se recuperar”, diz. O filho, de pouco mais de um mês, ocupou um dos leitos da UTI Neo Pediátrica por 48 dias e há uma semana teve alta. No total, a unidade oferece 17 leitos, sendo 13 neonatais e o restante, pediátricos.

A unidade hospitalar atende também a pacientes de várias cidades da região. Maria José Alves de Souza, por exemplo, saiu de Manhuaçu para ser atendida lá. As duas filhas, gêmeas, nasceram prematuras e foram transferidas às pressas. “O atendimento é muito bom, os médicos e enfermeiros. Com certeza, tenho que agradecer. Agora, a expectativa é que elas melhorem para que eu possa ir para casa”, diz ela. Maria José deu à luz a trigêmeas, mas uma das crianças não resistiu à viagem de Manhuaçu até Barbacena.

Melhoria da gestão hospitalar

As obras de reforma e ampliação do local foram executadas com investimentos do Governo de Minas, que repassou R$ 13,6 milhões à Santa Casa de Misericórdia de Barbacena, por meio do Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS (Pro-Hosp), desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG). A coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde da Superintendência Regional de Saúde de Barbacena, Maria Luiza Abrantes Campos, ressalta que o programa proporcionou melhorias não só no âmbito estrutural, como também na gestão do hospital. “Houve uma melhoria muito grande na gestão hospitalar, já que o Pro-Hosp estabelece que 10% dos recursos sejam utilizados no aperfeiçoamento desse item. Assim como também foram alcançados benefícios significativos com a aquisição de equipamentos e construções e reformas dos espaços físicos”, pontua.

Além da UTI Neo Pediátrica, foram realizadas obras de construção de lavanderia e da cozinha hospitalar, com aquisição de maquinário; reforma e ampliação da UTI Adulto, com mais oito leitos; reforma do ambulatório de emergência e do centro de imagem; treinamento de pessoal; compra de arco cirúrgico, mesa cirúrgica, autoclave, cardioversor, monitores multiparaméticos, ventiladores pulmonares, incubadoras, intensificador de imagem, bombas de infusão e fototerapia; readequação física do bloco cirúrgico; construção do prédio da Hemoterapia e do laboratório; reforma de grande parte do assoalho do hospital e vestiário dos funcionários; reforma e adequação dos postos de enfermagem; e obras de manutenção predial em geral.

Ampliação de leitos de CTI

Atualmente, estão em andamento obras para ampliação dos leitos do Centro de Terapia Intensiva (CTI) da Santa Casa de Barbacena, que estão sendo realizadas também com recursos do Pro-Hosp. Segundo o diretor administrativo-financeiro da Santa Casa, Marcelo José Rezende Miranda, o centro terá dez novos leitos, aumentando sua capacidade para atendimento concomitante a 20 pacientes. “A obra do espaço físico está em fase de acabamento e nossa previsão de inauguração é para julho ou agosto próximo”, informa.

Pro-Hosp na região das Vertentes

No Campo das Vertentes, a Secretaria de Estado de Saúde já investiu, por meio do Pro-Hosp, R$ 24 milhões. Foram beneficiados os municípios de Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Ibertioga e São João del-Rei, além de Barbacena.