Ciência e Tecnologia

19h01min - 30 de Setembro de 2008 Atualizado em 08h08min - 27 de Junho de 2013

Vale inaugura centro de tecnologia em Minas

Representando o governador Aécio Neves na inauguração do Centro de Tecnologia de Ferrosos (CTF), em Nova Lima, nesta terça-feira (30/9), o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alberto Duque Portugal, disse que Minas Gerais está investindo significativamente para acelerar o processo de inovação em todas as áreas. Afirmou que considera de fundamental importância que a Vale traga, também, investimentos em tecnologia para Minas Gerais, como o CTF que custou cerca de R$15 milhões e vai concentrar, no Estado, a excelência no segmento.

O CTF possui uma estrutura para a busca de soluções técnicas integradas para maximizar o valor dos ativos de minério de ferro da Vale. São cerca de 80 profissionais, entre engenheiros de minas, metalurgistas, físicos, geólogos e engenheiros químicos que fazem simulações de todo o processo produtivo, desde a definição de rotas de beneficiamento até o comportamento do minério na siderurgia, inclusive dos clientes da Vale.

Com o Centro de Tecnologia de Ferrosos, composto por vários laboratórios, a Vale alcança uma posição significativa no desenvolvimento tecnológico de produtos ferrosos no Brasil e como provedora de soluções para a indústria siderúrgica. O CTF tem 29 projetos de pesquisa e desenvolvimento e 19 assessoramentos técnicos. Do total, 30% são voltados para os clientes. O Centro possui parcerias na Alemanha, China e Japão.

O secretário Alberto Portugal falou do Programa Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), de 2007-2023, que define uma série de estratégias para fazer com que Minas seja o melhor estado para se viver. Segundo ele, no desmembramento do PMDI, o governo estabeleceu 11 áreas de resultados, entre ciência e tecnologia para acelerar o processo de inovação nas empresas e o desenvolvimento econômico e social do Estado. “É preciso consolidar na sociedade a percepção de que ciência e tecnologia são tão importantes quanto as outras áreas como educação e saúde”, afirmou.

Portugal elogiou as iniciativas da Vale, entre elas a de investir no CTF e fez uma exposição das principais ações do Governo de Minas em ciência, tecnologia e inovação. Entre elas destacou o Pólo de Excelência Mineral e Metalúrgico, do qual a Vale integra o Consórcio Gestor. Lembrou que a formação e capacitação de recursos humanos para a mineração e metalurgia, uma das mais fortes ações do pólo junto às universidades para atender ao crescente mercado.

O secretário disse que os investimentos em pesquisa, por meio da Fapemig, nunca foram tão expressivos, chegando a R$200 milhões neste ano. Enumerou uma série de projetos em andamento, entre eles os parques tecnológicos e o Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas (Pappe) que coloca pesquisadores nas fábricas para acelerar o ritmo da inovação. O Pappe tem investimentos do Estado, Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). "Estamos investindo em ciência e tecnologia. A inovação precisa avançar com mais rapidez em algumas áreas", concluiu.