Copa do Mundo

19h26min - 06 de Março de 2012 Atualizado em 22h52min - 29 de Junho de 2013

Vereadores acompanham progresso das obras nos estádios de Belo Horizonte

A visita serviu para comprovar o comprometimento do Estado com a entrega dos estádios no prazo

Os avanços das obras de modernização dos estádios Mineirão e Independência foram apresentados, nesta terça-feira (6), pelo secretário de Estado Extraordinário da Copa, Sergio Barroso, a membros da Comissão Especial da Copa do Mundo da Câmara Municipal de Belo Horizonte em primeira visita do grupo às duas arenas. Barroso destacou a importância do encontro. “É importante mostrar aos representantes eleitos pela população como vão ficar os dois estádios. O Mineirão é a casa dos mineiros com prioridade para o futebol mineiro. Seu museu dedicado ao futebol vai abrigar a história dos principais times do Estado. O cronograma segue em dia com finalização das obras em 21 de dezembro de 2012”, reiterou o secretário.

Para o relator da comissão, Daniel Nepomuceno, a visita serviu para comprovar o comprometimento do Estado com a entrega dos estádios no prazo. “Esse é o momento propício para demonstrar aos dirigentes da Fifa que Minas Gerais cumpre com seu cronograma e que não precisamos receber puxão de orelha. É uma prova de que aqui está sendo feito um trabalho sério para que a Copa do Mundo seja um sucesso em nosso Estado”, disparou.

O presidente da comissão, Alberto Rodriguez, lembrou de momentos históricos como narrador de futebol. “Narrei o jogo inaugural do Mineirão em 1965 e isso me enche de orgulho. O Mineirão será um dos estádios mais bonitos do mundo. Daqui a três meses voltaremos e, com certeza, com esses 1.700 operários trabalhando, teremos um cenário completamente distinto”, disse. Sobre o Independência, o vereador também voltou ao passado. “É um estádio que estava muito velho, meio abandonado, mas agora está muito moderno. Os torcedores vão receber um presente”, elogiou.

O fim das obras no Mineirão está marcado para 21 de dezembro deste ano. Metade das obras foi concluída. Três gruas trabalham hoje no canteiro para otimizar o transporte de materiais. Nas próximas semanas, terá início a montagem da arquibancada inferior com os pré-moldados. A obra também vai receber as treliças de aço da nova cobertura, onde serão montadas as placas fotovoltaicas da futura usina solar.

O Independência tem prazo de entrega para final deste mês. Atualmente, cerca de mil operários trabalham nesta fase final, que se caracteriza pela finalização do vestiário e estacionamento. Na Copa de 2014, deverá ser usado como Campo Oficial de Treinamento, que é onde as seleções treinam dois ou três dias antes do jogo oficial nas cidades-sede. Terá capacidade ampliada de 10 mil para 25 mil pessoas.