Minas por Região
Governo | Agricultura

14h33min - 07 de Junho de 2012 Atualizado em 18h48min - 30 de Junho de 2013

Vice-governador Alberto Pinto Coelho participa de abertura oficial da Superagro 2012

Eventos simultâneos, como a Expocachaça, a Vila da Agricultura Familiar e a Epovet, sãop realizados no Parque da Gameleira e no Expominas

O vice-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, participou, nesta quinta-feira (07), da solenidade de abertura oficial da Superagro 2012, que se estende até o próximo domingo (10), com eventos simultâneos no Parque da Gameleira e no Expominas, em Belo Horizonte. Ele destacou que a Superagro é um evento do agronegócio compatível com a expressão, as tradições e a grandeza da posição de vanguarda que o Estado ocupa em várias áreas do agronegócio brasileiro e mundial.

“Temos, aqui, a mais viva manifestação das verdadeiras forças que sustentam e impulsionam o crescimento e o desenvolvimento de Minas, fortalecendo e expandindo a ‘economia verde’ de nosso país”, afirmou o vice-governador.

Alberto Pinto Coelho ressaltou, também, a decisão do Governo de Minas de não transferir o Parque de Exposições Bolívar de Andrade (Gameleira) para outra região. “Desde o início, trabalhamos com dois princípios – o de ouvir todos os segmentos envolvidos e tentar associar o setor de turismo de negócios ao complexo do parque e do Expominas”, esclarece. Segundo o vice-governador, o parque não será transferido e já existem empresas interessadas em examinar as condições de uma Parceria Público-Privada (PPP) para a concepção do novo projeto, com a modernização do parque e a integração dos espaços, atendendo à  necessidade de novos locais para realização de eventos e convenções.

secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento, ressaltou a importância da exposição e destacou o setor agropecuário do Estado, um dos principais do país. “A Superagro se realiza dentro de um cenário próspero, quando o PIB mineiro registrou índice recorde, no ano passado, de R$ 118 bilhões, respondendo por aproximadamente 30% de toda a riqueza produzida no Estado”, afirmou. Elmiro Nascimento destacou, ainda, a versatilidade e a variedade de atrativos que são oferecidos, e que garantem o sucesso do evento.

Também presente na solenidade oficial de abertura, o presidente da Federação da Agricultura, e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), Roberto Simões, lembrou a vocação de Minas para o agronegócio, e a importância da diversidade do setor. “Essa diversidade nos coloca em posição de menor risco em relação aos outros estados que se especializaram em algum ramo da atividade”, disse. Segundo ele, “a Superagro representa a força, o exemplo e a coragem dos nossos produtores”, que realizam um evento diferenciado de outras feiras nacionais.

A tradicional parceria do Sebrae-MG com o sistema operacional da Agricultura do Estado, e suas instituições vinculadas, para a realização de evento de grande porte como a Superagro, e outras atividades realizadas pelo Estado, foi enaltecida pelo presidente do Sebrae-MG e do Sistema Fecomércio Minas, Lázaro Luiz Gonzaga.

A Superagro iniciou suas atividades no domingo (03) com a 52ª Exposição Estadual Agropecuária. Tradicionalmente, a exposição registra a participação de animais de várias raças entre bovinos, equinos, caprinos, ovinos e bubalinos. A exposição abriga diversos leilões e julgamento de animais.

A Superagro é uma promoção do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e o Sebrae-MG.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato