Minas por Região
Governo

15h48min - 29 de Novembro de 2013 Atualizado em 15h52min

Vice-governador Alberto Pinto Coelho preside entrega da Comenda Teófilo Ottoni

Nesta sétima edição da medalha, foram agraciadas 31 personalidades, entre empresários, políticos, servidores públicos e profissionais liberais

O vice-governador Alberto Pinto Coelho presidiu, nesta sexta-feira (29), no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, a solenidade de entrega da Comenda Teófilo Ottoni. Nesta sétima edição da Comenda, foram agraciadas 31 personalidades, entre empresários, políticos, servidores públicos e profissionais liberais.

Para Alberto Pinto Coelho, o legado e os ideais de Teófilo Ottoni devem ser seguidos pelos mineiros e brasileiros na busca por uma federação mais igualitária. “Evocando a memória de Teófilo Ottoni, é preciso trazer aos dias atuais suas ideias, seu ideário, neste momento da nação brasileira. Fazendo valer no presente a presença e a voz de Minas no contexto da realidade nacional, trazendo à tona algo que é da maior significação e uma bandeira já desfraldada por Minas Gerais com relação ao contexto de um Pacto Federativo”, ressaltou.

“Tudo isso é necessário para que possamos, efetivamente, não ter como letra morta na Constituição a nossa Federação, mas ter valorizado seus entes federados, estados e municípios. Tudo isso para que possamos corresponder à expectativa da sociedade brasileira, que manifestou recentemente pelas vozes da rua, trazendo à baila o clamor que nós, homens públicos, devemos entender como algo que precisamos dar resposta à sociedade brasileira”, completou o vice-governador.

A Comenda Teófilo Ottoni foi criada em 2007, por meio da Lei 16.920, por iniciativa do então deputado Alberto Pinto Coelho, na época presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A comenda homenageia pessoas e instituições que tenham se dedicado ao desenvolvimento político, cultural, econômico e social dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas.

O orador oficial da cerimônia, advogado e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, José Anchieta da Silva, destacou o legado de Teófilo Otoni, discorrendo sobre a história e a trajetória do patrono.  “É preciso viver o tempo e as ideias de Teófilo Ottoni, um dos maiores nomes da nossa história, a remota e a presente. Intrépido, de espírito combatido, inquieto, culto, orador, Teófilo lutou em defesa da liberdade, da democracia, da república. De Teófilo Ottoni se pode escolher o feito e a lição que devemos adotar. Honrados com a comenda que leva o seu nome, estamos nós, os agraciados, nos alistando nas fileiras do exército de Teófilo Ottoni, o líder de lenço branco, que sonhou com um Brasil que temos o dever de construir”, disse o orador.

Também participaram da solenidade de entrega da Comanda o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Joaquim Herculano Rodrigues; o vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Ivair Nogueira; p procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Carlos André Mariani Bitencourtt; a secretária de Estado da Casa Civil e Relações Institucionais, Maria Coeli Simões Pires; o secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho; o prefeito do Serro, Epaminondas Pires de Miranda, além de deputados e outras autoridades.

Teófilo Ottoni

Teófilo Benedito Ottoni nasceu em 1807, na Vila do Príncipe, sede da Comarca do Serro Frio. Aos 19 anos, entrou para a Escola da Marinha (Rio de Janeiro) e se graduou guarda-marinha. Em 1830, voltou ao Serro, onde fundou o jornal “Sentinela do Serro”, porta-voz de suas propostas de vanguarda.

Conhecido como o Capitão da Casaca Branca, por seus ideais revolucionários, elegeu-se deputado provincial por Minas Gerais (1835) e deputado-geral (1839). Liderou a revolução liberal em Minas Gerais (1842) e, após ser derrotado, foi preso e conduzido a pé para Ouro Preto. Anistiado pelo imperador Dom Pedro II, em 1844, no ano seguinte, novamente se elegeu deputado por Minas Gerais. Afastou-se da política, em 1850, e fundou uma empresa de comércio e colonização no interior do Estado, a Companhia do Mucuri, para promover o desenvolvimento e colonização do Vale do Rio Mucuri.

Com a empresa, promoveu a navegação do rio, construiu a estrada de Santa Clara, catequizou índios e incentivou a instalação de imigrantes europeus no Vale de Mucuri. Na confluência do Ribeirão Santo Antônio com o Rio Todos os Santos, fundou a vila de Filadélfia, embrião da hoje cidade de Teófilo Otoni.

Voltou à política em 1860 e elegeu-se senador em 1864. Com a febre da antiga maleita, morreu no Rio de Janeiro, em 1869, vítima de intoxicação miasmática, adquirida no Mucuri.

Lista dos agraciados

1 - Joaquim Herculano Rodrigues, Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais

2 - Carlos André Mariani Bittencourt, Procurador-geral de Justiça do Estado de Minas

3 - Gabriel Guimarães de Andrade, Deputado Federal

4 - Narcio Rodrigues da Silveira, Deputado Federal

5 - Agostinho Célio Andrade Patrus, Secretário de Turismo do Estado de Minas Gerais

6 - Nelson Missias de Morais, Desembargador do TJMG

7 - Herbert José Almeida Carneiro, Presidente da Associação dos Magistrados Mineiros - AMAGIS

8 - Beatriz Morais de Sá Rabelo Corrêa, Subsecretária de Desenvolvimento Regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana

9 - Luiz Paulo Bhering Nogueira, Promotor de Justiça

10 - Cristiana Maria Fortini Pinto e Silva, Controladora Geral de Belo Horizonte

11 - Andreia Donadon Leal, Artista Plástica

12 - Aristóteles Dutra de Araújo Atheniense, Advogado

13 - Baptista José Patrus Chagas de Almeida, Jornalista

15 - Carla Lúcia Batista Kreefft, Jornalista

16 - Carlos de Melo Pires Júnior, Empresário

17 - Eustáquio de Oliveira Coimbra, Empresário

18 - Flávio Ramalho Soares Filho, Empresário

19 - Jair Leonardo Lopes, Advogado

20 - Jorge Denilson Moreira Carmona, Advogado

21 - Jorge Vasconcelos Safe Júnior, Médico

22 - José Anchieta da Silva, Advogado

23 - Juarez de Souza Machado, Cerimonialista

24 - Moisés Antônio Barbosa, Produtor Rural

25 - Múcio Monteiro da Cunha Magalhães, Médico

26 - Orion Teixeira, Jornalista

27 - Paulo César Ferreira, Tenente BM

28 - Samuel Vianney da Cunha Pereira, Médico

29 - Sebastião Coelho de Oliveira, Empresário

30 - Joaquim Vieira de Andrade, Médico - in memoriam

31 - Pedro Simões Neves, Produtor Rural - in memoriam

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato