18h23min - 20 de Maio de 2013 Atualizado em 11h06min - 01 de Julho de 2013

Vice-governador assina ordem de serviço para obras da Copasa em nove municípios

Ao todo, serão investidos mais de R$ 9 milhões por meio de recursos do programa Água da Gente

Com investimentos de cerca de R$ 9 milhões, mais nove municípios nas regiões Sul, Norte, Leste e Região Metropolitana de Belo Horizonte são beneficiados com o Programa Água da Gente.

As ordens de serviço, autorizando a Copasa a dar início imediato às obras para melhorias e ampliação dos sistemas de abastecimento de água (SAA) e de esgotamento sanitário (SES), foram assinadas, nesta segunda-feira (20), pelo vice-governador Alberto Pinto Coelho, pelo diretor-presidente da companhia, Ricardo Augusto Simões Campos, e o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Bilac Pinto.

Os recursos fazem parte do maior programa de investimento em saneamento da história do Estado, o Água da Gente. Lançado pelo Governo de Minas, o programa garante aportes da ordem de R$ 4,55 bilhões a serem aplicados, até 2016, nas 625 cidades em que a empresa atua. Esse montante, destinado à ampliação e à implantação de sistemas de água e esgoto, beneficiará mais de 15 milhões de pessoas em todo o estado.

Em seu pronunciamento, Alberto Pinto Coelho salientou a importância do Água da Gente. “O Água da Gente, trata, em última análise, de saúde pública. É um programa de grande alcance, que se concretizou em consequência de uma gestão eficaz da Copasa e da boa saúde financeira do Estado. Investimentos em infraestrutura de saneamento – abastecimento de água e esgotamento sanitário – são condições fundamentais para que possamos ter saúde e desenvolvimento”, ressaltou o vice-governador.

De acordo com o diretor-presidente da Copasa, Ricardo Augusto Simões Campos, o programa Água da Aente foi lançado com a determinação de que a Copasa, com a maior agilidade, faça com que a água tratada de qualidade chegue as casas dos mineiros e que a água devolvida aos rios mineiros também tenha esta mesma qualidade.

“O programa Água da Gente faz parte de toda a responsabilidade que o estado de Minas Gerais vem definindo para todos os seus órgãos e suas empresas no sentido de que, cada um dentro de sua área de atuação, contribua para fazer de Minas Gerais o melhor estado para se viver e para investir”, afirmou Ricardo Simões.