Infraestrutura | Governo

17h56min - 21 de Setembro de 2013 Atualizado em 18h15min

Vice-governador determina início de asfaltamento em rodovia para ligar duas regiões do Estado

Trecho de 40,4 quilômetros faz parte do Caminhos de Minas e receberá investimentos de R$ 73,7 milhões, beneficiando diretamente os municípios de Medeiros e Pratinha

O vice- governador Alberto Pinto Coelho autorizou, neste sábado (21), em Medeiros, o início imediato das obras de pavimentação e melhoramento da estrada entre os municípios de Medeiros, na região Centro-Oeste, e Pratinha, no Alto Paranaíba. O trecho de 40,4 quilômetros faz parte do programa Caminhos de Minas e receberá investimentos de R$ 73,7 milhões do Governo de Minas.

Em seu pronunciamento, o vice- governador Alberto Pinto Coelho falou sobre a importância do trecho autorizado e das outras diversas obras do programa Caminhos de Minas, que também estão sendo iniciadas em todo o Estado. “Pra mim hoje é muito gratificante estar em Medeiros, representando o governador Antonio Anastasia. A obra de uma estrada é antes de tudo um eixo de desenvolvimento para o Estado”, afirmou Alberto Pinto Coelho.

O prefeito de Medeiros, Manoel Bahia, falou sobre a emoção pela autorização do início das obras. “É uma satisfação ter o nosso sonho realizado. Ficam os agradecimentos de Medeiros e Pratinha. Aguardamos o seu retorno em breve vice-governador, pois sempre que o senhor tem vindo ao nosso município tem deixado um marco de desenvolvimento”, ressaltou.

A pavimentação desse trecho vai beneficiar diretamente a população dos dois municípios, Medeiros (3.506 habitantes) e Pratinha (3.323 habitantes), além de encurtar o percurso entre o Triângulo Mineiro e o Sul do Estado e beneficiar a atividade agropecuária e a indústria de álcool e açúcar que está sendo fomentada na região. Na região de Medeiros e Pratinha serão contemplados outros sete trechos, por meio do programa, totalizando 270,8 quilômetros de trechos rodoviários a serem pavimentados.

O programa

O Caminhos de Minas vai possibilitar maior integração ao encurtar distâncias e diminuir custos de transporte, com reflexo direto no desempenho da economia mineira. A redução no tempo de deslocamento de pessoas, bens e cargas é fator determinante para a melhoria da qualidade de vida dos moradores das regiões beneficiadas, dos que visitam o Estado ou daqueles que precisam utilizar a infraestrutura rodoviária mineira.

O secretário de Estado de Transporte e Obras Públicas, Carlos Melles, destacou o programa Caminhos de Minas. “Estamos fazendo uma verdadeira revolução de obras em todo o Estado. Por meio do Caminhos de Minas, já licitamos, neste ano, cerca de 2 mil quilômetros de ligações asfálticas, um valor aproximado de R$ 3,5 bilhões de investimentos do Governo de Minas”, disse.

O programa também vai impulsionar a comunicação nas diversas regiões do Estado e entre uma e outra, além de desviar tráfego das rodovias troncais, o que fará com que aqueles que trafegarem por todas as rodovias mineiras façam com mais segurança, tranquilidade e rapidez.

O Caminhos de Minas, lançado em 2010, tem como objetivo ampliar e melhorar a infraestrutura logística dos municípios e regiões. É o maior programa rodoviário da história de Minas Gerais, envolvendo obras em aproximadamente 7,8 mil quilômetros de rodovias, distribuídos por 242 trechos, beneficiando diretamente 306 municípios e 7,3 milhões de mineiros. A primeira fase do programa prevê investimento de R$ 3,3 bilhões para implantar 1.670 quilômetros de rodovias.

Para viabilização do programa, o Governo de Minas está utilizando recursos próprios e financiamentos junto a organismos multilaterais de fomento. Todas as regiões do Estado estão inseridas no planejamento e serão beneficiadas pelo programa Caminho de Minas. Existem obras programadas para a Zona da Mata, Sul, Norte, Jequitinhonha, Mucuri, Alto Paranaíba, Centro-Oeste, Noroeste e Rio Doce.

Durante a solenidade, o vice-governador Alberto Pinto Coelho recebeu uma placa de homenagem dos prefeitos de Medeiros, Manoel Bahia, e de Pratinha, José Joaquim Moreira, em razão do início das obras de ligação asfáltica entre os municípios. Também participaram da solenidade prefeitos de diversos municípios da região e moradores dos dois municípios.