Social | Governador | Trabalho / Social

14h06min - 06 de Junho de 2013 Atualizado em 22h21min - 30 de Junho de 2013

Vice-governador e secretário recebem ministra Luiza Helena de Bairros

O vice-governador Alberto Pinto Coelho e o secretário de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Cássio Soares, receberam a ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Luiza Helena de Bairros. A reunião aconteceu no gabinete do vice-governador, no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa. Durante a reunião, foram discutidas as políticas de promoção da igualdade racial em Minas Gerais.

O secretário Cássio Soares apresentou as políticas inovadoras do Governo de Minas, que trabalham as condições de igualdade racial no Estado. Cássio destacou, ainda, a forma de condução do trabalho em conjunto com as demais secretarias que compõem o Governo, o Estado em Rede, com ações concatenadas e mais eficientes.

A Casa de Direitos Humanos, inaugurada no início de 2013, foi outra ação do Governo de Minas elogiada pela ministra. Nela, estão instalados os oito conselhos estaduais de direitos, vinculados à Sedese. Esses conselhos são ferramentas importantes para propor, fiscalizar e acompanhar as políticas públicas. Além disso, podem receber denúncias de violação dos direitos humanos. “São desafiadoras as ações de promoção e resgate da cidadania, mas temos ações efetivas do governo estadual para esse fim”, garante o secretário.

Durante a reunião, a ministra foi convidada para participar, em agosto, da Terceira Conferência Estadual de Igualdade Racial. Luzia Helena disse que o objetivo maior de sua visita foi articular, com o Estado, a realização de parceria em favor da promoção das políticas de igualdade racial. Neste sentido, o vice-governador sinalizou uma intenção positiva nessa ação conjunta. “Pode contar com o nosso governo. Faremos o que estiver ao nosso alcance para dinamizar essas questões”, finalizou Alberto Pinto Coelho.