Economia / Desenvolvimento

17h47min - 18 de Junho de 2010 Atualizado em 07h15min - 29 de Junho de 2013

Workshop discute novas iniciativas estratégicas para o comércio exterior em Minas Gerais

BELO HORIZONTE (18/06/10) - Com a adesão de mais quatro instituições - Federação do Comércio de Minas Gerais, Correios, Banco do Brasil e Associação Comercial de Minas - e o lançamento da publicação “Mapa Estratégico do Comércio Exterior” foi realizado, nesta sexta-feira (18), o Workshop Operacionalização do Planejamento e das Iniciativas Estratégicas.

O evento foi aberto pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Sergio Barroso, que lembrou que “poucos estados brasileiros experimentaram, na última década, o forte crescimento verificado no comércio exterior como Minas Gerais”.

Para ele, o crescimento internacional de Minas Gerais é resultado de um amplo trabalho do Governo de Minas, em conjunto com suas diversas entidades e com a parceria de instituições públicas e privadas. Mas, ressaltou, “não queremos mais ser apenas fornecedores de matéria prima. Precisamos diversificar nossa pauta exportadora e convencer nossos parceiros internacionais de que além de eficientes, agregamos valor e qualidade aos nossos produtos. Queremos vender, principalmente, para a China, nosso maior parceiro comercial no mundo, mais produtos com valor agregado”.

Sergio Barroso chamou, ainda, a atenção dos representantes das 17 entidades que compõem o Mapa Estratégico ao salientar que o Estado está despertando o interesse tanto dos investidores internacionais como dos próprios empresários mineiros, porque decidiu, com ousadia, se transformar.

Lembrou que sem entrar em guerra fiscal, Minas Gerais não perde mais investimentos, está construindo um novo quadrilátero ferrífero no Norte do Estado, além de trabalhar para que o Noroeste seja em breve “o novo eldorado de grãos do Brasil”, com a implantação do modal logístico (ferroviário) na região.

Mapa

O Mapa Estratégico é um projeto de assistência técnica do “II Programa de Parceria para o Desenvolvimento de Minas Gerais” entre o Banco Mundial (Bird) e o Governo do Estado. Foi construído em um esforço conjunto com órgãos estaduais, federais e entidades de classe do setor empresarial. Juntos formaram a Comunidade Comex, que tem também a colaboração de empresários atuantes no comércio exterior mineiro.

Sob a coordenação da Central Exportaminas, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), o Mapa Estratégico tem como principal proposta transformar Minas Gerais no melhor Estado para negócios com o exterior em 20 anos, contribuindo para a diversificação, agregação de valor e crescimento sustentável da economia mineira e nacional.

Entre suas metas estão também aumentar a participação de Minas Gerais nas exportações brasileiras, reduzir em mais da metade a dependência das empresas mineiras em relação aos mercados tradicionais, triplicar o número de médias e pequenas empresas exportadoras e o valor das exportações de serviços, assim como triplicar o número de produtos com conformidade de qualidade internacional.

Polo de alimentos

Durante o workshop, o subsecretário de Assuntos Internacionais da Sede, Luiz Antônio Athayde, anunciou que o Governo de Minas está negociando com o Banco Mundial (Bird) apoio para desenvolver um grande polo de armazenagem de alimentos com alta tecnologia (food cluster) na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

“Queremos ser o melhor e para isto precisamos oferecer competitividade e qualidade, por isso, o Governo de Minas estabeleceu um esforço de mobilização estratégica do comércio exterior”, enfatizou, esclarecendo ainda que continuam em curso os esforços para a expansão do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (AITN), em Confins, na RMBH.

Ressaltou que é prioridade para a Sede o desenvolvimento do potencial do AITN como principal hub logístico multimodal através de ações de ampliação do aeroporto, atração de investimentos e incentivo de abertura de novos voos e maior agilidade dos procedimentos aduaneiros.

O diretor da Central Exportaminas, Jorge Duarte Oliveira, informou que durante o workshop foram iniciadas também ações em conjunto para 2011, uma vez que já no início do segundo semestre do ano, as instituições governamentais e entidades de classe montam seus orçamentos para o ano seguinte.

Já estão em execução no Estado vários projetos operacionais de comércio exterior. As iniciativas visam, justamente, as parcerias com organismos multilaterais e de fomento, além da cooperação com países e províncias irmãs e organismos de desenvolvimento para permitir que Minas Gerais se beneficie de forma destacada das oportunidades do mercado internacional.

O processo é coordenado pela Central Exportaminas que atua como Núcleo de Apoio à Estratégia, acompanhando a evolução das iniciativas e dos indicadores. Organiza também as Reuniões de Avaliação da Estratégia em que participam todos os membros da Comunidade Comex.