Minas por Região
Gestão

18h12min - 13 de Fevereiro de 2012 Atualizado em 01h53min - 24 de Junho de 2013

Novo sistema de monitoramento garante qualidade dos serviços oferecidos pelas UAIs

Conjunto de sistemas, equipamentos e recursos permitem monitorar a operação de todas as 28 unidades de atendimento integrado espalhadas pelo Estado

Instalada no 2º andar do prédio Gerais, onde funciona a Coordenadoria Especial de Gestão das Unidades de Atendimento Integrado (UAI) - está atualmente a Sala de Situação da coordenadoria, já apelidada de “Big Brother” das UAIs. Trata-se de um conjunto de sistemas, equipamentos e recursos que permitem monitorar em tempo real a operação de todas as 28 unidades de atendimento integrado espalhadas pelo Estado.

O novo sistema de monitoramento foi desenvolvido pelo especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental Andrey Labanca. “As nossas intervenções nas UAI deixam de ser decorrentes dos problemas e passam a ser antecipativas”, ressalta ele. Composto por quatro monitores de grande porte (aparelhos especiais que podem trabalhar em conjunto formando painéis interativos e informativos), o sistema possibilita que sejam acompanhados ao mesmo tempo o número de pessoas nas filas, os serviços onde se concentram as maiores demandas, o tempo de atendimento em cada guichê, e a quantidade de atendimentos realizados ao longo do mês. Toda a movimentação das unidades é seguida passo a passo pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

Para Erick Brazil de Vasconcelos, da Coordenadoria Especial de Gestão das UAIs, um dos responsáveis pela implantação da Sala de Situação, o monitoramento em tempo real sempre existiu, porém as novas ferramentas vieram para dar mais dinamismo e possibilitar melhor organização dos dados e informações. “Dessa forma, podemos agilizar as intervenções pontuais em cada UAI e as tomadas de decisões estratégicas”, ressalta.

Vasconcelos acentua que o monitoramento permite antecipar possíveis problemas e evitar que eles se efetivem. “Tivemos um grande avanço na organização dos dados e informações, uma vez que, cada UAI, assim como ‘Minas, são muitas’, possui suas especificidades. O novo sistema possibilita tratar cada UAI de acordo com sua realidade e, principalmente, em tempo real”. 

Em um dos painéis, os técnicos da Coordenadoria Especial de Gestão das UAIs podem visualizar também o volume de atendimentos realizados de acordo com as demandas, o que facilita um balanço semanal e mensal, a média diária dos serviços mais procurados dentre outros. Com isso cria-se uma base de conhecimento de atendimento ao cidadão e de melhoria nos serviços públicos municiando o Governo de Minas, como um todo, de informações e dados para o desenvolvimento de políticas públicas.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato