Minas por Região
Educação

12h00min - 18 de Julho de 2013 Atualizado em 09h13min - 18 de Novembro de 2013

VÍDEO: Alunos do ensino médio de escolas estaduais participam de projeto de intercâmbio

No próximo sábado, 22 estudantes e dois professores da Língua Inglesa embarcam para uma experiência inédita no Canadá

A partir deste sábado (20), o Canadá será referência concreta para alunos e professores da rede estadual de ensino de Minas Gerais. Vinte e dois estudantes e dois professores do Ensino Médio da rede estadual mineira embarcam para uma experiência inédita em Vancouver, a maior área metropolitana no Oeste do Canadá. Será uma oportunidade de imersão na língua inglesa. A experiência, pioneira nas escolas estaduais, terá duração de quase um mês (22/07 a 16/08). A iniciativa é uma parceria entre o Governo de Minas e o Governo do Canadá, por meio do Escritório Comercial do Canadá em Belo Horizonte.

“Fiquei feliz demais com essa oportunidade. Vai ser muito interessante essa troca de experiência, porque vou poder levar um pouco da nossa cultura para eles e trazer um pouco da cultura deles para nós. Essa oportunidade de troca é muito importante, porque as informações culturais de outros países que chegam até nós, chegam de forma muito limitada”, explica o estudante Pablo Henrique de Moura e Silva. O adolescente de 16 anos é um dos três alunos da Escola Estadual Maria Luiza Miranda Bastos selecionados para o intercâmbio.

Imersão cultural

Os alunos estudarão Inglês em quatro escolas localizadas na cidade de Vancouver no período da manhã. Na parte da tarde, esses estudantes participarão de atividades culturais nas escolas. Os mineiros serão hospedados por famílias canadenses, selecionadas pelas escolas e pela Associação de Escolas Públicas do Canadá. A comitiva também contará com a participação de dois professores, que terão a oportunidade de aprimorarem o conhecimento na língua inglesa.

 Participaram da seleção os estudantes das 11 escolas da rede estadual da região Norte da Capital Mineira que cursam o 2º ano do ensino médio. O processo para a definição do grupo foi composto por duas etapas. A primeira foi a análise curricular, sendo que os requisitos para candidatura eram: possuir média global igual ou superior a 70% e média em Inglês igual ou superior 80%.

Na segunda etapa, os alunos habilitados foram entrevistados, individualmente, pela comissão coordenadora da edição e avaliados nos seguintes quesitos: conhecimentos gerais, conhecimento sobre o programa Reinventado o Ensino Médio e desempenho oral em Língua Inglesa.

A oportunidade de conhecer hábitos e costumes de outro país é uma iniciativa do Governo de Minas por meio do Programa Jovens Mineiros Cidadãos do Mundo, coordenado pela Assessoria de Relações Internacionais da Secretaria-Geral da Governadoria. Em 2013, o Programa chega a sua 11ª edição e, pela primeira vez, vai contemplar estudantes do ensino básico.

A parceria com a Secretaria de Estado de Educação é uma experiência piloto. O objetivo é manter o projeto, ampliando, no futuro, o número de alunos e professores beneficiados. O intercâmbio com o Canadá integra, ainda, o conjunto de iniciativas realizadas pelo Governo de Minas para dar um novo sentido para o Ensino Médio. Os 22 estudantes foram selecionados em 11 escolas participantes do Reinventando o Ensino Médio que, desde 2012, vem sendo implantado nas escolas estaduais de Ensino Médio. Como preparação para a viagem, acontece nesta quarta-feira (17) uma reunião com os estudantes, pais, professores e representantes do Consulado Canadense e da Secretaria de Educação.

Reinventando o Ensino Médio

O Reinventando o Ensino Médio propõe uma completa ressignificação da última etapa da educação básica, por meio de um novo modelo, criando uma nova identidade e propondo um percurso mais personalizado aos estudantes dessa etapa educacional. O objetivo é fazer uma transformação na estrutura curricular, propondo uma relação entre o mundo da escola e o mundo do trabalho. Isso é feito por meio de ações como a flexibilização curricular, a implantação de temas transversais, a realização de atividades extraclasse e extraescola, o uso intensivo de tecnologias de informação e, principalmente, a integração de áreas de empregabilidade ao Currículo Básico Comum (CBC) do estudante.

O programa teve início, em 2012, de forma piloto em 11 escolas estaduais da região norte de Belo Horizonte. Em 2013, a iniciativa foi ampliada para mais 122 escolas estaduais de todo o Estado. Já em 2014, todas as 2.189 escolas estaduais de Ensino Médio contarão com a nova proposta pedagógica.

Além das disciplinas tradicionais, cada escola do Reinventando pode ofertar três entre dez opções de áreas de empregabilidade: Comunicação Aplicada; Empreendedorismo e Gestão; Meio Ambiente e Recursos Naturais; Tecnologia da Informação; Turismo; Estudos Avançados em Ciências; Estudos Avançados em Linguagens; Estudos avançados: Humanidades e Artes; Desenvolvimento Agrícola e Sustentabilidade; e Saúde: Familiar e Coletiva.

Jovens Mineiros Cidadãos do Mundo

O programa visa fundamentalmente o desenvolvimento do capital humano em áreas estratégicas, de forma a contribuir para o aumento da capacidade competitiva do estado e da sociedade. Estas áreas são definidas pelo Governo do Estado com base em seu plano de desenvolvimento integrado.

Também são objetivos do projeto: promover a internacionalização de Minas Gerais institucional e economicamente; fortalecer a cooperação entre Minas Gerais e outros estados e províncias; oferecer às empresas locais fatores de competitividade necessários à demarcação de sua presença no mercado global; oferecer ao Estado oportunidade de atração de investimentos, promoção do comércio e incremento da competitividade; e possibilitar a empresas que recrutem voluntariamente os participantes quando de seu retorno.

 A edição de 2013 do Programa vinculado ao Reinventando o Ensino Médio é realizada a partir de uma parceria entre a Assessoria de Relações Internacionais da Secretaria-Geral da Governadoria, a Secretaria de Estado de Educação e a Associação de Escolas Públicas do Canadá-Internacional (CAPS-I).

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato