Minas por Região
Saúde

16h21min - 23 de Março de 2013 Atualizado em 09h18min - 18 de Novembro de 2013

VÍDEO: Campanha da SES/MG incentiva uso da água sanitária no combate à dengue

Serão disponibilizados 13.300 litros do produto ao município, que distribuirá à população por meio dos agentes da Força Tarefa e agentes de endemias.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) lançou neste sábado (23), em Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a nova campanha de incentivo ao uso da água sanitária, o hipoclorito de sódio, no combate ao Aedes aegypti. A nova estratégia de controle à proliferação do mosquito vetor é uma iniciativa pioneira em Minas Gerais e será aplicada em todo o Estado.

Está cientificamente comprovado que o produto é eficaz no combate às larvas do mosquito da dengue. Diante da necessidade de buscar medidas alternativas para o combate da doença, a SES realizou, em Pedro Leopoldo, a primeira ação com a água sanitária, disponibilizando 13.300 litros do produto ao município, que distribuirá à população por meio dos agentes da Força Tarefa de Combate à Dengue e agentes de endemias.  

“A água sanitária é barata e de fácil uso, mas a população deve estar consciente de que isso é apenas uma alternativa. O primordial na prevenção à dengue continua sendo a eliminação dos potenciais focos do vetor”, afirma a Superintendente de Epidemiologia da SES, Deise Santos. Ela observou, ainda, que, de acordo com pesquisas recentes, 80% dos focos do mosquito da dengue se encontram no ambiente doméstico e em utensílios comuns, como recipientes plásticos, pratos de plantas e outros pequenos reservatórios.

Presente na cerimônia de lançamento, a prefeita de Pedro Leopoldo, Eloísa Helena de Carvalho Freitas, disse estar muito satisfeita com a parceria entre Estado e município para mobilizar a população na adoção de métodos preventivos como o do hipoclorito de sódio. “Tenho que agradecer muito ao Governo de Minas por estar nos dando essa assistência, pois o caso da dengue em Pedro Leopoldo é crítico. O apoio que estamos tendo é incrível e espero realmente que a Força Tarefa não precise retornar ao município tão cedo”, disse. A prefeita já programa uma série de mutirões e atividades educativas que devem ocorrer durante o ano como continuidade aos trabalhos da Força Tarefa.

Pedro Leopoldo já notificou, até o momento, 307 casos suspeitos de dengue. No mesmo período do ano passado, o município registrava apenas 12 casos. Além disso, o último Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegypt (LIRAa), referente ao mês de janeiro de 2013, registrou um índice de 1,9%, considerado de médio risco, de acordo com o Ministério da Saúde. Em Minas Gerais, já foram notificados 123.694 casos de dengue e confirmados 28 óbitos em 2013.

Ronise Rodrigues Jacob, moradora do bairro Centro, em Pedro Leopoldo, recebeu a água sanitária e as instruções para tratamento focal. “Sempre tenho o cuidado de eliminar todos os objetos que possam acumular água em casa. Agora, sabendo que posso usar água sanitária também, vou ficar mais tranqüila ainda, porque os ralos e banheiros são difíceis de limpar”, contou Ronise, que disse conhecer pelo menos cinco familiares com suspeita de dengue.

O hipoclorito de sódio está sendo entregue pelos agentes de saúde para os moradores, durante visitas residenciais. Recomenda-se a utilização de água sanitária para combate às larvas do mosquito em vasos sanitários desativados, caixas de descarga sanitária, ralos externos e internos, tambores de armazenamento e bromélias.

Força Tarefa

Agentes da Força Tarefa de Combate à Dengue atuam em Pedro Leopoldo desde o dia 18 de março, executando ações de controle focal. Além disso, a população tem acesso às ferramentas de mobilização que compõem a Força Tarefa, como o Dengue Móvel, o Dengômetro e a estação de cadastramento no Concurso Cultural Denguemob. O Dengue Móvel é um caminhão preparado para o recolhimento de lixo reciclável no qual o cidadão pode trocar três latinhas por uma borracha, três garrafas plásticas por um lápis e um pneu por um caderno. Já o Dengômetro, é um espaço para troca de informações e distribuição de peças educativas, onde o público acessa aos métodos de prevenção ao mosquito vetor.

Uma das novidades é o Denguemob, concurso de mobilização premiada da SES que visa estimular os cidadãos a produzirem suas próprias ações de mobilização para prevenção à doença. Para o cadastro, o interessado deve ter cadastro em uma rede social. Todos os meses são premiadas as três melhores ações com tablet, smartphone e mp3player.

Algumas iniciativas do município para o controle vetorial e mobilização da população foram colocadas em práticas no ano de 2013. As localidades do Centro, Bairro da Lua, Filipe Cláudio e Santo Antônio, por exemplo, receberam mutirões de limpeza e visitas domiciliares.

A resistência dos moradores em receber as equipes, no entanto, demonstrou a carência na educação para prevenção, como observa a chefe da Divisão em Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Pedro Leopoldo, Rosemarie Alice Batista. “Espero que com essa Força Tarefa os moradores de Pedro Leopoldo fiquem mais preparados para prevenir a dengue todos os dias. Minha expectativa é que tenhamos uma melhora da situação, como aconteceu na última Força Tarefa que tivemos em 2011”, afirma.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato