Minas por Região
Educação

18h13min - 12 de Março de 2014 Atualizado em 18h13min

VÍDEO: Cardápio atualizado traz mais opções de refeição para a alimentação escolar

Cartilhas com a nova versão dos cardápios já foram enviados às escolas estaduais de cada jurisdição

Secretaria de Estado de Educação (SEE) distribuiu para as escolas da rede uma nova versão das cartilhas “Cardápios da Alimentação Escolar”, que trazem de preparações para as escolas servirem aos alunos. O material foi enviado às 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs), que já estão encaminhando o material via e-mail às escolas estaduais de cada jurisdição.

As cartilhas foram adaptadas devido à Resolução/CD/FNDE nº 26, de 17 de junho de 2013, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “Além da nova resolução, tivemos também o objetivo de ampliar o número dos cardápios. As alterações atendem às novas recomendações do FNDE, não só em relação aos parâmetros nutricionais, como também a forma de apresentação das informações contidas nos cardápios, como separação por tipo de preparação, consistência e as informações nutricionais referentes a cada preparação”, afirma a coordenadora do Programa de Alimentação Escolar, Valéria Monteiro de Jesus.

Os cardápios da rede estadual são elaborados pela equipe técnica de nutricionistas do Programa de Alimentação Escolar da Secretaria. Eles passaram pelas adequações indicadas na resolução trazendo novas preparações e a revisão das existentes. As cartilhas contêm um grande número de opções a fim de promover um cardápio variado e equilibrado, estimulando o consumo de frutas e hortaliças, baixos teores de sódio, gordura e açúcar.

Clique aqui e confira as novas cartilhas

Cartilhas diferentes para necessidades diferentes

Atualmente, a Secretaria distribui quatro cartilhas “Cardápios da Alimentação Escolar”: Educação Básica (pré-escola; ensino fundamental/médio e Educação de Jovens e Adultos); Indígenas e Quilombolas; Projeto Educação de Tempo Integral e Programa Mais Educação (ensino fundamental); e Creche. 

A cartilha de cardápios para a Educação Básica contém opções de refeições que são servidas à grande maioria dos alunos da rede no horário do recreio. De 52 preparações, esse cardápio passou a ter 75. A cartilha de cardápios para Indígenas e Quilombolas é semelhante a da Educação Básica, diferente nas quantidades de alimentos ofertados de acordo com as recomendações do FNDE/PNAE.

As escolas inseridas no Projeto Educação de Tempo Integral e Programa Mais Educação possuem cardápios diferenciados porque os alunos recebem, além da alimentação regular, o almoço e um lanche mais leve no contraturno das atividades regulares. A cartilha, que tinha 17 opções de refeições, tem agora 29.

A quarta cartilha de cardápio é para as creches e trazem refeições mais adequadas para crianças menores. As opções desse cardápio, que passaram de 20 para 26 na nova cartilha, também são adotadas por algumas instituições que atendem alunos com necessidades especiais.

Ao selecionar e planejar os cardápios da alimentação escolar as escolas deverão observar às orientações fornecidas pela Secretaria, a aceitabilidade dos alunos, a sazonalidade e vocação agrícola do estado, além das informações contidas nas cartilhas “Cardápios da Alimentação Escolar” como a lista de substituição de vegetais e frutas que permite a escola trocar um item por outro, quando for necessário, sem o comprometimento do valor nutricional, entre outras.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato