Minas por Região
Governo

15h42min - 07 de Abril de 2013 Atualizado em 09h17min - 18 de Novembro de 2013

VÍDEO: Celebração marca o início das obras da Catedral Cristo Rei

Governador Anastasia convida papa Francisco a visitar Minas Gerais

O governador Antonio Anastasia participou, neste domingo (07/04), no bairro Juliana, em Belo Horizonte, de celebração eucarística que marcou o início das obras da Catedral Cristo Rei. A missa foi celebrada pelo núncio apostólico para o Brasil, Dom Giovanni D’Aniello.

O governador Anastasia destacou a importância da construção da catedral Cristo Rei.

“Muito mais do que a questão física. Muito mais do que uma obra do gênio de Niemeyer, nós teremos aqui um monumento à fé, à esperança. É exatamente por essa fé e esse ânimo que eleva o povo de Minas Gerais, que tenho convicção que nós todos vamos trabalhar em conjunto, para termos, o mais breve possível, a inauguração dessa belíssima Catedral Cristo Rei”, afirmou o governador.

Durante o seu pronunciamento, o governador pediu para que Dom Giovanni D’Aniello, levasse ao papa Francisco o convite para que faça uma visita à Minas Gerais.

“Peço-lhe que leve ao papa Francisco não só a grande devoção, a reverência, o respeito do povo cristão de Minas Gerais, mas o nosso convite para que Sua Santidade, na primeira oportunidade, nos dê a honra e o júbilo imenso de visitar Minas Gerais, onde será recebido pela fé, pela esperança desse povo que tanta ama a Deus”, destacou.

Após a missa, o arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, abençoou as máquinas e os operários que comandarão a primeira etapa da obra, que consiste na movimentação de terra do terreno e na implantação de estruturas de contenção.

A solenidade, que contou ainda com a participação do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, teve a participação da Fanfarra Educativa de Caeté e da Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar.

Catedral

Localizado na Avenida Cristiano Machado, em frente à Estação Vilarinho do Metrô, o terreno onde será erguida a Catedral recebeu milhares de fiéis na manhã deste domingo, data que a Igreja Católica celebra o Domingo da Divina Misericórdia.

O projeto da nova catedral foi assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. A obra contará com peças laterais de cerca de 100 metros de altura que parecem mãos postas em oração e ocupará área de 22 mil metros quadrados.

A Catedral terá três pavimentos que chegam ao nível da pista formando uma grande praça. Nessa praça, na base das duas peças laterais, está o espaço interno para celebrações e uma concha acústica – estrutura para missa campal e apresentações artísticas.

Será também um templo educacional, de encontro, de serviço e de inspiração. Os três pavimentos que formam sua base vão abrigar inúmeras iniciativas desenvolvidas pelas pastorais sociais da Arquidiocese. Também haverá um espaço para o museu de arte-sacra.

A Arquidiocese de Belo Horizonte conseguiu 16% dos recursos necessários para a execução da obra e busca avançar na captação de doações e licenciamentos, para garantir a conclusão da Catedral Cristo Rei.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato