Minas por Região
Copa do Mundo | Energia

17h25min - 13 de Maio de 2014 Atualizado em 17h40min

VÍDEO: Cemig apresenta plano de atendimento durante a Copa do Mundo

Empresa garante que o sistema elétrico da Região Metropolitana de Belo Horizonte está pronto para o evento

Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) apresentou nesta terça-feira (13/05) o plano da empresa para atendimento à demanda de energia durante a realização da Copa do Mundo Fifa 2014. Segundo o superintendente de Operação e Manutenção da Distribuição, Danilo Gusmão Araújo, a Cemig está investindo mais de R$ 500 milhões em melhorias no sistema elétrico da Região Metropolitana de Belo Horizonte visando garantir o fornecimento de energia elétrica para o evento. “Os investimentos já realizados asseguram o abastecimento ininterrupto de energia ao Mineirão e o atendimento ao aumento da demanda na RMBH durante o torneio”.

Danilo Gusmão informou que foram construídas duas subestações, adicionando ao sistema elétrico da RMBH energia suficiente para abastecer uma cidade de porte médio, como Barbacena. “Além disso, outras quatro subestações foram reformadas e foram implantados 72 quilômetros de linhas de distribuição de alta tensão”.

Somente na capital, foram investidos R$ 161 milhões na modernização da rede subterrânea, incluindo as obras na região da Savassi e a substituição de mais de 360 quilômetros de cabos no hipercentro. “Além de garantir a qualidade do fornecimento de energia para Belo Horizonte, que será uma das sedes mais importantes para a Copa do Mundo, todos esses investimentos vão deixar um legado importante para a população da capital mineira para os próximos anos”, garante Danilo Gusmão.

O superintendente afirma, ainda, que as obras já estavam previstas no plano de investimentos da companhia, mas foram antecipadas a fim de garantir a confiabilidade do sistema elétrico durante a realização da Copa do Mundo.

Prioridade

De acordo com Danilo Gusmão, foram identificados os locais prioritários para atendimento durante o torneio, como o Mineirão, os centros oficiais de treinamento da Fifa, hotéis credenciados pela entidade, pontos ligados ao transporte público e mobilidade urbana, principais hospitais de pronto atendimento e área de fan fest.

Com base nessas informações, a Cemig realizou inspeções nas linhas e subestações essenciais para suprimento ao evento, poda de árvores e limpeza das faixas de servidão sob linhas de distribuição. O teste no sistema de transferência automática de energia para o Mineirão também já foi realizado. A empresa ainda deixará disponíveis 15 subestações móveis, visando o atendimento a situações emergenciais e de manutenção programada a grandes blocos de carga.

Equipes de plantão

Além de todas essas medidas adotadas, cerca de 200 profissionais, entre engenheiros e técnicos, irão atuar no Centro de Operações, nas ruas e subestações da RMBH, durante o período da Copa. A central de atendimento ao cliente Fale com a Cemig também receberá reforço e estará com cerca de 3 mil postos de atendimento nos dias úteis, sendo 225 no horário de maior movimento.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato