Minas por Região
Segurança / Defesa Social

17h53min - 18 de Março de 2014 Atualizado em 17h54min

VÍDEO: Cerco à criminalidade nas divisas de Minas Gerais será intensificado

Termo de Cooperação Técnica vai formalizar a participação do Estado da Bahia na Operação Divisas Seguras, coordenada pela Seds

A Operação Divisas Seguras, que fiscaliza as estradas que passam por Minas e suas áreas limítrofes com outros estados, passará a contar oficialmente com a participação da Bahia. A adesão será formalizada com a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica, que deve ser concluído nas próximas semanas. Atualmente, São Paulo, Goiás, Espírito Santo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul já participam do Grupo Divisas Seguras e, com isso, realizam operações conjuntas, fazem trocas de informações de inteligência e de alvos, entre outras ações, com Minas Gerais.

O anúncio foi feito em Belo Horizonte, nesta terça-feira (18/03), durante uma reunião entre a cúpula do sistema de Defesa Social de Minas e representantes das forças de segurança pública de São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Espírito Santo, Bahia e Rio de Janeiro. O encontro ocorre trimestralmente, fazendo parte das atividades de planejamento da Operação Divisas Seguras, realizada desde março do ano passado.

O secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, destacou a importância das fiscalizações nas regiões limítrofes de Minas com outras unidades federativas. “Como Minas Gerais é o estado que tem o maior número de divisas (seis), o trabalho nessas áreas é fundamental e proporciona uma maior sensação de segurança à população”, ressaltou.

O grupo que coordena as ações da Operação Divisas Seguras ainda enviará um pedido de maior rigor na legislação para o furto e roubo de caixas eletrônicos ao Colégio Nacional dos Secretários de Segurança Pública (Consesp). O documento reforçará a deliberação do último encontro da instituição, realizado em junho de 2013 e sediado pela Secretaria de Estado de Defesa Social, em Belo Horizonte. Na ocasião, os secretários de segurança pública de todo o país decidiram levar ao Congresso Nacional um pedido de aumento de pena e tipificação do crime de explosões aos terminais de autoatendimento e de maior controle do uso e da circulação de explosivos.

Histórico

Os estados de São Paulo e Goiás foram os primeiros a integrar a Operação Divisas Seguras, em junho de 2013. No final do mesmo ano, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo também aderiram formalmente às fiscalizações. O Rio de Janeiro está em constante diálogo com Minas Gerais e estuda a possibilidade de integrar a equipe.

Balanço

Desde quando as fiscalizações começaram, já foram realizadas 12 operações. Mais de 100 mil pessoas e 80 mil veículos foram abordados. Quatrocentas e sessenta e duas prisões aconteceram. Entre as apreensões estão 300 quilos de explosivos, uma tonelada de maconha, mais de 500 pedras de crack, cerca de 50 armas de fogo, aproximadamente, seis mil munições, 1.119 pares de calçados, oito mil telhas, 860 estacas de eucalipto, uma tonelada de queijo e quatro mil mídias de CD e DVD, entre outros materiais.

Atualmente, participam da Operação Divisas Seguras a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), as polícias Militar e Civil de Minas Gerais, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, a Receita Estadual, a Receita Federal, o Ministério Público, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Federal e os estados de São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato