Minas por Região
Saúde

10h27min - 18 de Dezembro de 2013 Atualizado em 10h27min

VÍDEO: Combate à dengue ganha reforço com lançamento de nova campanha

Com o tema “Dengue. Ou a gente acaba com ela ou ela acaba com a gente”, Governo de Minas pretende reforçar a interação com a sociedade

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, lançou na tarde desta terça-feira (17), na Cidade Administrativa, a campanha de contenção da dengue que será trabalhada nos próximos meses. Na nova edição, o Governo de Minas pretende sensibilizar a sociedade mostrando que elas podem morrer ou perder pessoas queridas e que o combate à dengue depende da ação de cada um.

“É preciso uma atuação coletiva. Embora tenhamos tido maior ação estatal no combate à dengue, tivemos o pior resultado em números de casos. Esse não é um dado descontextualizado, visto que foi o pior ano em número de notificações no Brasil como um todo e não só em Minas. A nossa ação fica evidente se compararmos os números de óbitos deste ano com os números de 2010. Tivemos, naquele ano, 106 mortes e menos da metade de casos. A atuação eficiente da assistência atenuou a gravidade dos casos. Isso nos conforta. Apesar de termos desafios, sabemos que estamos cumprindo nosso papel”, afirmou o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge. 

A fim de mobilizar ainda mais a população sobre os riscos da dengue, a nova campanha será um apelo à vida. “Queremos trazer para a população o grau de preocupação necessário para o enfrentamento da dengue. A solução definitiva só será possível com a vacina. Estamos ansiosos e é possível que tenhamos a vacina em um tempo de cinco a dez anos. Para enfrentar a dengue, até lá, temos uma receita: mobilização das pessoas com a nossa parceria”, acredita o secretário.

Investimentos

Ao longo dos anos, a transmissão da dengue no Estado de Minas Gerais tem sido motivo de grande preocupação por parte do governo estadual em função do dano causado à população mineira, especialmente em determinadas áreas do Estado, onde as taxas de incidência, o número de casos graves e até mesmo a ocorrência de óbitos têm sido expressivas.

Para reverter esse quadro, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) investiu, em 2013, cerca de R$ 60 milhões, do Tesouro Estadual, para ações de combate à Dengue no Estado. Com esses recursos, foi feito o custeio da Força Tarefa e dos agentes de endemias; a implantação de Unidades de Hidratação em 27 municípios; celebração de convênios para contratação de cerca de 2 mil profissionais (médicos, enfermeiros, técnicos de laboratório); campanhas de comunicação e mobilização social; e compra de equipamentos, uniformes, capas de caixa d’água, equipamentos de EPI, veículos de UBV pesado, bombas costais motorizadas e água sanitária.

No próximo ano, de acordo com o secretário de saúde, estão previstos investimentos no valor de R$ 65 milhões para o combate à dengue. “O governador Antonio Anastasia sempre teve essa agenda como total prioridade em seu governo. Com esses recursos vamos melhorar as estratégias de enfrentamento à doença e estaremos mais bem preparados. Vamos, inclusive, criar um Fundo Tripartite para financiamento da carreira dos agentes de endemias. Hoje em dia o vínculo deles é muito precário, o que leva à queda de qualidade do serviço e perda dos treinamentos aplicados”, afirma o secretário.

Para 2014 também foi elaborado o plano de Contingência Estadual para o Enfrentamento da Dengue, que foi elogiado pelo secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbalho da Silva Júnior. “O plano de contingência encontra-se completo e alinhado. Ele define níveis diferenciados de acionamento, de acordo com a situação epidemiológica e discrimina as diferentes áreas necessárias para sua execução. Além disso, classifica as regiões de saúde de acordo com a capacidade de resposta, cria comitês técnicos regionais, traz instruções para elaboração dos planos municipais, orientações referentes a demandas judiciais e ao fluxo de compra de leitos e transporte de pacientes”, parabeniza.

Parcerias

Representando os parceiros do Governo de Minas no combate à dengue, o diretor tesoureiro da Minaspetro, Bráulio Chaves, esteve presente no lançamento da campanha e se diz orgulhoso pela parceria. “Nós queremos envolver nossos clientes, fornecedores e parceiros nessa iniciativa. Temos capilaridade nos 853 municípios e estamos colando essa estrutura à disposição para a divulgação das informações de combate à dengue”, diz.

O promotor e coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Defesa da Saúde (CAO Saúde), Gilmar de Assis, falou sobre a importância da mobilização social no combate à dengue e sobre a atuação do Ministério Público nesse processo. “Nossa atuação é ressonância da responsabilidade das ações do governo nessa área. O Ministério Público tem atuado no fortalecimento do Plano de Contingência com a replicação dele em todo o estado. Em 2013, elaboramos três ofícios e colocamos em nosso portal para relembrar ao gestor o papel de estar alinhado no combate à dengue”, conta.

Para o presidente da Associação Médica de Minas Gerais, Lincoln Lopes Ferreira, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais tem tido “inciativas brilhantes, com alocação de recursos substantivos no combate à dengue, o que sensibiliza a sociedade a se empenhar”.

Números da dengue em Minas

Casos de dengue têm sido registrados em Minas Gerais desde 1980, com variação no número de confirmações, devido à circulação dos diferentes sorotipos do vírus da dengue no território mineiro.

No ano de 2011, observou-se uma redução de 75% no número de casos notificados com relação ao ano de 2010. A queda ainda foi significativa no ano de 2012, chegando a 30% quando comparado ao ano de 2011.

Contrariando o cenário de queda observado nos anos anteriores, em 2013, Minas Gerais registrou o maior número de confirmações de casos de dengue, chegando a 344.366 casos confirmados. O aumento no número de casos veio acompanhado do aumento no número de casos graves que acabou levando a 111 mortes.

Capacitações

Outra medida de combate à doença foi a capacitação de profissionais. Apenas em 2013, já foram capacitados 658 médicos; 968 enfermeiros e 3.318 profissionais de outras áreas relacionadas à saúde.

Internações

De janeiro a outubro de 2013 foram realizadas 6.828 internações para tratamento da dengue clássica e 317 internações para tratamento da dengue hemorrágica.

Força Tarefa

De 2010 a 2013, 278 municípios mineiros receberam a Força Tarefa da Secretaria de Saúde. Desses, 131 foram beneficiados com a ação em 2013. No Dengue Móvel, caminhão adaptado para receber objetos inservíveis como pneus, garrafas pet e latas, foi recolhido 3.852.725 materiais inservíveis desde o início da ação. Apenas em 2013, foram retirados 1.563.153 inservíveis do meio ambiente por meio do Dengue Móvel.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato