Minas por Região
Educação | Saúde | Agricultura

12h39min - 17 de Maio de 2013 Atualizado em 09h15min - 18 de Novembro de 2013

VÍDEO: Educação e alimentação de qualidade são prioridades nas escolas mineiras

Programa Cultivar, Nutrir e Educar valoriza a agricultura familiar e garante uma merenda saudável às crianças que estudam na rede pública

Governo de Minas encontrou uma solução criativa para garantir a alimentação saudável dos alunos da rede pública de ensino e, ao mesmo tempo, incentivar a agricultura familiar. Por meio do Programa Estruturador Cultivar, Nutrir e Educar, o Estado apoia a produção e o beneficiamento de alimentos no meio rural, que são repassados às instituições de ensino, por meio de oferta pública, para compor a merenda escolar.

Os produtores rurais têm prioridade na comercialização e ganham incentivos para a compra de máquinas e implementos, o que gera emprego e renda no campo. Por outro lado, as escolas recebem alimentos frescos e nutritivos, o que contribui para promover a educação alimentar dos alunos com a oferta de uma merenda nutritiva.

Em 2012, o programa foi levado a 45 municípios e 1.000 famílias de agricultores aderiram a iniciativa. Com isso, estudantes de 340 escolas estaduais passaram se alimentar melhor e o desenvolvimento socioeconômico regional foi valorizado. Para 2013, a previsão é de ter mais 1.235 agricultores como fornecedores de alimentos.

“É um recurso certo, uma renda certa. Estamos buscando de tudo o possível para atender estes agricultores”, enaltece a gerente do Projeto de Fortalecimento da Agricultura, Ignes Botelho.

Na região Leste de Minas, 220 agricultores de 10 municípios aderiram à iniciativa e ganharam incentivos para atender a rede pública de ensino. Uma das instituições beneficiadas é a Escola Estadual Gerson Gomes de Almeida, do município de Ipaba.

“Eles (alunos) têm um cardápio bem balanceado na merenda, se alimentam com verduras, frutas, legumes e suco natural, com fruta fresca, que a escola oferece”, destaca a diretora da instituição de ensino estadual, Leila dos Reis Luna.

O programa é desenvolvido pelo Governo de Minas por meio da secretaria de Estado de SaúdeEducaçãoAgricultura, Pecuária e Abastecimento, com apoio das suas vinculadas, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Ematerr/MG) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

Confira ao lado uma reportagem em vídeo especial sobre o tema, produzida pela Agência Minas.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato