Minas por Região
Governador

14h30min - 08 de Novembro de 2013 Atualizado em 09h08min - 18 de Novembro de 2013

VÍDEO: Entrevista do governador Antonio Anastasia à TV Record

Em entrevista exibida nesta sexta-feira, governador falou ainda sobre os investimentos em educação e voltou a defender um pacto para a redução da criminalidade

O governador Antonio Anastasia participou na manhã desta sexta-feira (8) do programa MG no Ar, da TV Record, e fez um balanço das principais ações do Governo de Minas. Durante a entrevista, Anastasia confirmou que os projetos executivos para o Anel Rodoviário e para o metrô estão adiantados e que, após a conclusão desses estudos, as obras serão iniciadas.

Para o Anel Rodoviário, o governador confirmou que a previsão é que o projeto seja concluído em abril e que as obras comecem no segundo semestre de 2014. Os trechos mais problemáticos, no entanto, já serão licitados em janeiro e a previsão para o início das obras é para abril ou maio. “Estamos avançando no Anel, depois de 40 anos. O projeto ficará pronto em abril do ano que vem, mas os gargalos serão licitados já em janeiro”, garantiu.

Anastasia explicou que o governo federal, responsável pelo Anel, fará o repasse dos recursos para que o Governo de Minas execute as obras. Uma parceria também será feita para o metrô de Belo Horizonte. Durante a entrevista, o governador explicou que as obras serão financiadas por meio de uma Parceria Público Privada, que vai envolver recursos do Governo do Estado, governo federal, prefeitura de Belo Horizonte e empréstimos. Para o metrô, a previsão é que projeto esteja pronto em abril e as obras de melhorias no atual trecho e de construção nas linhas do Eldorado e Savassi/Lagoinha terminem em 2016.

Educação

O governador também falou do aumento dos recursos investidos em Educação no Estado, inclusive na folha de pagamento dos professores. “Em 2003, o orçamento da Educação era de R$ 2,7 bilhões e neste ano é de R$ 10,5 bilhões. Para os professores, tivemos entre março de 2010 e setembro de 2013 um aumento da folha de 75% e a remuneração média cresceu 55%”, disse. Anastasia afirmou que o reajuste nos salários não acontece na velocidade desejada, mas que houve um crescimento considerável.

Outro tema abordado na entrevista foi a segurança pública. O governador voltou a defender um pacto de todas as esferas de governo e da sociedade para o combate à violência. Na visão de Anastasia, a legislação penal precisa ser revista. “A legislação penal hoje permite a liberação desses crimes considerados de menor potencial ofensivo e, de menor em menor, as pessoas se acostumam com a impunidade. O resultado é o que estamos vendo hoje no Brasil afora, com índices de criminalidade subindo e a sensação de insegurança que, de fato, está muito alta”, ressalta.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato