Minas por Região
Segurança / Defesa Social

18h18min - 24 de Janeiro de 2014 Atualizado em 18h18min

VÍDEO: Entrevista do secretário de Defesa Social Rômulo Ferraz sobre a inauguração da Aisp

Objetivo do equipamento, inaugurado pelo Governo de Minas nesta sexta-feira, é reduzir o medo do crime o melhorar o atendimento das polícias na região

O Aglomerado da Serra, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, recebeu, nesta sexta-feira (24), um importante equipamento de segurança pública. A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), a Polícia Militar e a Polícia Civil inauguraram uma Área Integrada de Segurança Pública (Aisp) na comunidade, onde vivem cerca de 50 mil pessoas. O objetivo é reduzir o medo do crime e melhorar o atendimento das polícias na região.

A Aisp foi instalada em um prédio de 662 metros quadrados e reunirá policiais militares e civis, trabalhando de forma integrada. Para a reforma, compra de equipamentos e de mobiliário, foram investidos cerca de R$ 882 mil pelo Governo de Minas.

De acordo com o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, a implantação da Aisp vai ser gradual, não só em termos de estrutura material, mas também de atuação do efetivo. “A Aisp não vai representar a ausência do trabalho ostensivo da polícia, mas um avanço na interação com a comunidade. Também vai servir como referência para o desenvolvimento de medidas de natureza social”, explicou.

Com a inauguração da Área Integrada, os moradores poderão, por exemplo, fazer registros de ocorrências no próprio bairro, sem necessidade de se deslocar. No local também haverá atendimento semanal pela Defensoria Pública e presença constante de uma equipe do projeto “Mediar”, da Polícia Civil. Há, ainda, salas de operação, um auditório e locais próprios para investigação e geoprocessamento. A ideia é proteger o cidadão, garantindo seu acesso aos mais variados serviços, e garantir a presença do poder público na comunidade.

Para o comandante geral da Polícia Militar, coronel PM Márcio Martins Sant’Ana, a inauguração da AISP atende a uma demanda da própria sociedade, de que haja uma política mais próxima do cidadão. “Muito mais do que uma logística integrada na prestação de serviços, significa um conceito de polícia comunitária. Sem invasão abrupta dos costumes e da maneira como a sociedade vive, vamos buscar juntos, de forma gradativa, a solução dos problemas”, afirmou.

O chefe da Polícia Civil, delegado geral Cylton Brandão da Matta, também ressaltou a importância de haver uma administração aberta aos cidadãos. “Antes a polícia vinha ao aglomerado atender demandas específicas e depois ia embora. Agora passa a existir um vínculo forte entre cidadão e aqueles responsáveis por garantir sua segurança”, disse.

Surgimento

Em dezembro de 2012, representantes da Secretaria de Estado de Defesa Social, das polícias Civil e Militar, do Ministério Público e da prefeitura de Belo Horizonte se reuniram para traçar um pacote de medidas para melhorar as condições de segurança, infraestrutura e da área social no Aglomerado da Serra. Foi quando começou a ser planejada a instalação da Aisp no local, como forma de aproximar a polícia da comunidade e garantir mais segurança, extrapolando o trabalho das corporações até então realizado por meio de rondas. A obra começou, efetivamente, em julho de 2013 e foi finalizada em dezembro.

Ação Cívico Social

Para contribuir para a aproximação das polícias com a comunidade, no próximo sábado, das 9h às 12h, acontecerá a Ação Cívico Social. Haverá emissão de carteira de identidade, atendimento da Defensoria Pública, troca de material reciclável por material escolar, corte de cabelo, atividades para as crianças, equoterapia realizada com os pôneis da PM, apresentação do canil, entre outras atividades.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato