Minas por Região
Segurança / Defesa Social

11h46min - 07 de Novembro de 2013 Atualizado em 09h08min - 18 de Novembro de 2013

VÍDEO: Entrevista do secretário Rômulo Ferraz sobre medidas de seguranças aos taxistas

Polícia Militar vai aumentar número de operações conhecidas como “Para Pedro”, que auxiliam na identificação de motoristas e passageiros

Representantes das forças de segurança pública do Governo de Minas estiveram reunidos nesta quarta-feira (6), no Palácio Tiradentes, com o governador Antonio Anastasia e entidades representativas dos taxistas para discutir a segurança da categoria em Belo Horizonte. Durante o encontro, o governador de Minas determinou a intensificação de medidas, ações e operações preventivas para reduzir a violência contra os taxistas que trabalham na capital mineira.

“O taxista fica em uma situação de muita vulnerabilidade, porque está exposto, andando na rua, muitas vezes na madrugada, e o passageiro entra e ele não sabe de quem se trata. Então, por isso mesmo, a nossa reunião e a recomendação expressa ao Comando da Polícia Militar, especialmente nas operações preventivas, que já existem, mas que devem ser reforçadas. Dei esta orientação com o objetivo, exatamente, de darmos mais segurança aos profissionais da categoria, que são prestadores de um importante serviço público”, disse.

As operações de fiscalização já realizadas em Belo Horizonte são conhecidas como “Para Pedro”. A abordagem em pontos estratégicos da capital ajuda a identificar motoristas e passageiros, garantindo mais proteção à categoria. Para o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, apesar do aumento registrado este ano no volume de operações em relação a 2012, as forças de segurança assumiram compromisso de aumentar as fiscalizações.

“Nós reafirmamos o compromisso, sobretudo da Polícia Militar, com relação à intensificação das operações de parada de taxistas. Este ano já houve uma intensificação muito grande, estatisticamente, da operação aqui dentro de Belo Horizonte. Vamos aprimorar com a própria orientação e sugestão dos taxistas. Alguns procedimentos foram sugeridos por parte das entidades, mas com o compromisso firmado de intensificação”, garantiu.

Presente à reunião, a chefe do Comando de Policiamento da Capital, coronel Cláudia Romualdo, afirmou que vai ampliar a comunicação entre Polícia Militar e taxistas e traçar novos pontos para a fiscalização, com o objetivo de coibir a violência contra a categoria. “Hoje são realizadas 75 operações por dia em Belo Horizonte. Vamos trabalhar para ampliar esse número e estudar novos pontos estratégicos”, afirmou.

O presidente do Sindicato dos Taxistas de Belo Horizonte, Dirceu Efigênio Reis, elogiou a medida do Governo de Minas. “Saí da reunião com muita expectativa para que possamos resolver esse problema da violência em Belo Horizonte. O taxista é muito vulnerável e precisa de um sistema de monitoramento eficaz. Tudo o que pudermos agregar na questão de segurança é muito bem-vindo para a categoria”, afirmou.

Também participaram da reunião o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio Sant´Ana; o chefe-geral da Polícia Civil, Cylton Brandão; o presidente da Associação dos Condutores Auxiliares de Táxi, José Estevão, e os taxistas José Gonzaga da Silva e Altair de Araújo.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato