Minas por Região
Agricultura

16h45min - 18 de Fevereiro de 2013 Atualizado em 09h19min - 18 de Novembro de 2013

VÍDEO: Epamig apresenta tecnologias para processamento de azeite extravirgem

Inscrições para o dia de campo em Maria da Fé, no Sul de Minas, custam R$ 30 e podem ser feitas no local do evento

Tecnologias de processamento de azeite serão apresentadas durante dia de campo no próximo dia 21 de fevereiro, na Fazenda Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em Maria da Fé, no Sul de Minas. Os participantes também conhecerão mais sobre tecnologias de produção de azeitona, noções de análise sensorial de azeite de oliva, cultivares de oliveiras, uso do azeite em cosméticos e extração de azeite extravirgem.

A Epamig pesquisa há mais de 30 anos a cultura da oliveira na região da Serra da Mantiqueira. Em 2008 realizou em Maria da Fé a primeira extração de azeite de oliva no Brasil, feita em máquina artesanal. Em 2009 adquiriu um extrator de azeite, importado da Itália, e o Núcleo Tecnológico Azeitona e Azeite passou a processar o óleo, em parceira com a Associação de Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira (Assoolive). O produto obtido alcançou índices de acidez entre 0,2 e 0,7% e foi classificado como extravirgem, com a qualidade similar aos melhores azeites do mundo.

Segundo o coordenador do Núcleo Tecnológico Epamig Azeitona e Azeite, Luiz Fernando de Oliveira, 98% da produção de azeitona dos Contrafortes da Mantiqueira, região que abrange municípios de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, são processados na Epamig, em Maria da Fé. “A estimativa para 2013 é do processamento de cerca de 10 mil litros de azeite extravirgem, resultantes de uma produção regional de 80 mil toneladas de azeitonas”, calcula.

A inscrição para o dia de campo “Olivicultura – Tecnologias de processamento” custa R$ 30 e pode ser feita no local do evento. Mais informações: (35) 3662-1227 / femf@epamig.br

Selo de origem

Para garantir a genuinidade e a qualidade do azeite extravirgem produzido nos Contrafortes da Mantiqueira, a Epamig e a Assoolive deram início ao processo de registro de indicação geográfica e denominação de origem desse produto. Em dezembro de 2012 fiscais federais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) de Brasília e de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro participaram de visita técnica à Fazenda Experimental da Epamig. A mesma equipe estará presente nesse dia de campo. Eles conhecerão o processo de produção e extração com o objetivo de fundamentar o documento oficial do Mapa para ser expedido pela Coordenação de Indicações Geográficas (CIG), o registro da indicação geográfica, denominação de origem do azeite dos Contrafortes da Mantiqueira.

Segundo o chefe da Divisão de Propriedade Intelectual da Epamig, Marcelo Alves, caso obtido, este será o primeiro registro de origem de azeite de oliva no Brasil e na América Latina. “Esse registro garante e amplia o acesso a mercados internos e externos, além de viabilizar a organização da produção e a busca do lucro coletivo”, disse.

Cosméticos à base de azeite

Inspirada nos costumes gregos e egípcios do uso do óleo de oliva para produção de óleo para massagem e cosméticos - a farmácia de manipulação Farma Oliva, de Maria da Fé, desenvolveu uma linha de cosméticos à base de azeite de oliva extraído, na Fazenda Experimental da Epamig. Esse será um dos temas apresentados durante o dia de campo.

De acordo com as sócias Andréia Machado e Vânia Gonçalves, essa linha de cosméticos surgiu a partir de experimentos realizados desde o início da farmácia há 10 anos. “Antes usávamos óleo de oliva importado, mas, atualmente, usamos o azeite processado na EPAMIG”, conta Andréia. A linha apresenta produtos, como: sabonete hidratante, sabonete esfoliante, hidratante corporal, óleo trifásico, creme para os pés, xampu, condicionador. Segundo a farmacêutica Vânia, esses cosméticos são considerados biocompatíveis com a pele. “O azeite é muito compatível com a pele pelo fato de ter cerca de 80% de ácido oleico, além de oferecer vitaminas A, D, K e E”, explica.

Projeto Ciência Móvel

Recomendações para o preparo de azeitonas de mesa também será assunto apresentado durante estação de campo através do projeto “Ciência Móvel Epamig”, em que os participantes poderão conhecer técnicas para conservação da azeitona e degustar a azeitona de mesa e o azeite da Empresa. Criado com o objetivo de popularizar a ciência e as novas tecnologias na agropecuária, o ônibus itinerante “Ciência Móvel Epamig” traz um pequeno laboratório para demonstração das pesquisas e publicações técnicas desenvolvidas pela empresa.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato