Minas por Região
Governo

06h00min - 30 de Março de 2013 Atualizado em 09h18min - 18 de Novembro de 2013

VÍDEO: Escola de administração pública da Fundação João Pinheiro forma futuros gestores

Em 20 anos de existência, a Escola de Governo tornou-se referência na formação de profissionais especializados no setor

Para ser aluno do curso de Administração Pública da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (FJP) é preciso passar por um processo seletivo concorrido.

Por ano, são oferecidas apenas 80 vagas. O vestibular é, na verdade, a primeira etapa de um concurso público. Quem é aprovado estuda por quatro anos para se tornar um Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental e então iniciar a carreira no Governo do Estado. Para isso é preciso assumir o compromisso de permanecer na carreira pelo menos dois anos.

Reinaldo Carvalho, especialista em Políticas Públicas e Gestão Governador, ex-aluno da FJP, foi além. Já são 11 anos na administração pública. Ele trabalha na própria escola. “Minha participação vem no acordo de resultados e no núcleo de gestão com o objetivo de alinhar o que o Governo de Minas preconiza como qualidade da gestão. Esta é uma oportunidade que eu tenho de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula”, relata Carvalho.

A maioria dos alunos da FJP seguem o exemplo de Reinaldo. O índice de evasão da carreira é de apenas 35% e os recém-formados do curso podem atuar em áreas diversas. Segundo a coordenadora do curso de Administração Pública, Maria Isabel Rodrigues, há alunos atuando na área de agricultura, turismo, cultura, fazenda, temos ergressos em varias partes do Estado. "Eles podem trabalhar tanto na elaboração de políticas públicas tanto no planejamento de gestão daquele órgão", explica.

O curso é gratuito e os alunos recebem um incentivo no valor de um salário mínimo para manterem a dedicação exclusiva aos estudos. Em 20 anos de existência, a Escola de Governo tornou-se referência em formação de profissionais especializados em gestão pública. E isso reflete diretamente na qualidade do serviço publico estadual.

“Os alunos da Escola de Governo são diferenciados porque após a formação, são capazes não só de cumprir tarefas burocráticas, mas de elaborar, criar, políticas públicas”, observa a diretora da Escola de Governo, Luciana Raso.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato