Minas por Região
Educação

18h19min - 21 de Fevereiro de 2013 Atualizado em 09h19min - 18 de Novembro de 2013

VÍDEO: Escolas se preparam para aplicar o programa Reinventando o Ensino Médio

Ação do Governo do Estado chega a mais 122 escolas este ano, ofertando quatro novas áreas de empregabilidade

Até esta sexta-feira (22), as 133 escolas participantes do programa Reinventando o Ensino Médio promovem os seminários de percurso, que têm o objetivo de apresentar aos alunos as características, temas e aplicações das áreas de empregabilidade oferecidas pelo programa. Criado para reestruturar e ressignificar o ensino médio nas escolas públicas, o programa do Governo do Estado está sendo ampliado para outras 122 escolas de Minas Gerais, depois de sua implantação em 11 escolas da região Norte de Belo Horizonte.

A partir deste seminário, cada aluno deverá optar por uma área de empregabilidade, dentre as três oferecidas pela escola. A partir daí, acontece a enturmação dos estudantes por área de escolha. Em 2012, as 11 escolas da região norte de Belo Horizonte optaram pelas áreas de Comunicação Aplicada, Turismo e Tecnologia da Informação. Em 2013, novas áreas de empregabilidade serão oferecidas pelo Reinventando o Ensino Médio no Estado: Empreendedorismo e Gestão, Meio Ambiente e Recursos Naturais, Estudos Avançados em Ciências e Estudos Avançado em Linguagens.

O consultor do Reinventando o Ensino Médio para as áreas de empregabilidade Estudos Avançados em Ciências e Estudos Avançados em Linguagem, Ricardo Fenati, explicou que “a ideia é aproveitar a área de empregabilidade para avançar em conteúdos que o Currículo Básico Comum (CBC) não oferece, melhorando seu desempenho”.

Estudos Avançados em Ciências e Linguagens

Fenati explicou ainda que a área de Estudos Avançados em Linguagens agrupa o que existe de comum em diversos tipos de linguagens, como o Português e a Matemática. “A área propicia uma forma interdisciplinar de estudo, que capacita o aluno a pensar de forma multifocal”, esclareceu o consultor. Na área de empregabilidade Estudos Avançados em Ciências o principal intuito é abrir mão daquilo que diferencia a Física, a Química e a Biologia, priorizando apenas os conteúdos que aproximam as três áreas.

Fenati chamou atenção ainda para as principais características das áreas de empregabilidade do Reinventando o Ensino Médio. “As áreas de empregabilidade não são aulas de reforço, de repetição de conteúdos. Elas permitem avançar nos conteúdos do Currículo Básico Comum e tem natureza interdisciplinar. Outro aspecto a ser destacado é a intervenção, aplicação imediata dessas disciplinas na sala de aula e na vida”, destacou.

A gerente do programa Reinventando o Ensino Médio na Secretaria de Estado de Educação, Cyanra Quintão, explica ainda que as áreas de empregabilidade não são disciplinas profissionalizantes. “Por isso, elas não limitam os alunos a possibilidades profissionais distintas daquelas estudadas. Estas disciplinas complementam a formação do estudante de uma forma global”, observou.

Meio Ambiente e Recursos naturais

O consultor da área de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Teodoro Zanardi, explicou que o tema irá trabalhar assuntos em voga como desafios urbanos, sustentabilidade e direito a terra.  “A pedagogia adotada é pensar e discutir problemas ambientais voltados para o contexto local, e o desafio é desenvolver projetos de inovação que contribuam para a melhoria de vida da comunidade”, afirmou o consultor.

Para Zanardi, o fato de Minas Gerais possuir realidades bem distintas, como o Vale do Jequitinhonha e a capital mineira, exige que conhecimentos não seja engessados e cada realidade seja estudada de forma particular.

Empreendedorismo e Gestão

Ivan Beck, consultor da área de empregabilidade Empreendedorismo e Gestão, explicou que nortear os estudantes sobre as formas de atuação em uma determinada empresa e organização e também sobre a criação de um negócio são alguns dos objetivos desta área. O tema busca passar noções de contabilidade e finanças, dois aspectos considerados críticos para as micro e pequenas empresas brasileiras, que fecham de forma prematura no país, pela falta de traquejo e domínio nestes temas.

"Em muitos países esta preocupação de amadurecer os alunos do ensino médio para algo mais profissional já existe há algum tempo”, observou o consultor. Beck explicou ainda que a área não se resume a áreas de exatas.

“Muitas disciplinas da área Empreendedorismo e Gestão exploram a Matemática, mas o Português é também priorizado na elaboração, por exemplo, de relatórios e projetos, bem como sua postura enquanto ator econômico. A Geografia e a Historia são também de suma importância para o estudo do marketing”, atestou.

Formação de preços, organização empresarial e recursos Humanos são outros assuntos estudados na área.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato