Minas por Região
Segurança / Defesa Social

17h56min - 08 de Agosto de 2013 Atualizado em 09h12min - 18 de Novembro de 2013

VÍDEO: Estádio Independência recebe encerramento das Olimpíadas do Fica Vivo!

Torneio esportivo, que começou no dia 22 de julho, reuniu mais de 4 mil jovens dos 21 centros de prevenção à criminalidade de Belo Horizonte e Região Metropolitana

O Estádio Independência, em Belo Horizonte, sediou nesta quinta-feira (8) as finais do futebol de campo e o encerramento da sétima Olimpíada do Programa Fica Vivo!. Estiveram presentes no evento cerca de 600 pessoas, entre atletas, torcedores, oficineiros e equipe técnica do programa. O torneio esportivo teve início no dia 22 de julho e reuniu mais de 4 mil jovens em sete modalidades esportivas, com a participação dos 21 centros de prevenção à criminalidade de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

Os objetivos do evento foram integrar o público do Programa Fica Vivo!, ampliar o acesso a práticas esportivas e, ainda, contribuir para a prevenção e redução de homicídios de jovens das áreas dos centros de prevenção à criminalidade. O coordenador especial de Prevenção à Criminalidade (Cpec) da Secretaria de Estado de Defesa Social, Talles Andrade de Souza, explica que a participação dos jovens no evento significa reconhecimento social e visibilidade. “A prática esportiva ajuda na autoestima e possibilita o acesso a lugares na cidade que a maioria nunca teve a chance de conhecer”, relata o coordenador.

A equipe Raça, do Centro de Prevenção à Criminalidade do Palmital, em Santa Luzia, conquistou o primeiro lugar no futebol de campo, mas a vitória para os jovens, técnicos e torcida não é o mais importante. O atleta Mateus de 15 anos, do time do Centro de Prevenção do Morro das Pedras disse que as pernas tremeram quando pisou no Independência. “Foi uma grande emoção, pois só tinha visto a Arena pela televisão”, contou animado ao final da partida contra o Palmital. O jovem participa das oficinas há dois anos e considera o futebol a melhor atividade para ter uma vida saudável e ter sucesso na escola.

Reconhecimento cidadão

O Fica Vivo! ajuda os jovens a se sentirem como parte integrante da cidade, pois as atividades culturais e esportivas despertam o sentimento de cidadão. A supervisora metodológica de oito centros de prevenção à criminalidade do Programa Fica Vivo!, Michele Gangana, considera positivos os resultados da olimpíada. “Sair das comunidades e conhecer jovens de outros bairros e municípios cria confiança e ajuda na busca de novas possibilidades para a vida”, destaca a supervisora.

O Programa Fica Vivo! tem o objetivo de controlar e prevenir a ocorrência de homicídios dolosos em áreas com altos índices de criminalidade violenta em Minas Gerais, melhorando a qualidade de vida da população. Criado em 2003, é executado pela Coordenadoria Especial de Prevenção à Criminalidade (Cpec,) por meio dos Centros de Prevenção à Criminalidade (CPCs), sedes de referência para as comunidades atendidas.

Com acompanhamento especializado, o programa oferece cerca de 600 oficinas voltadas para o esporte, a arte e a cultura para jovens de 12 a 24 anos em situação de risco social. Desde sua criação, o Fica Vivo! realizou, em média, 13 mil atendimentos por ano, reduzindo em 50% os índices de homicídio nas regiões que abrange.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato