Minas por Região
Segurança / Defesa Social

18h38min - 29 de Outubro de 2013 Atualizado em 09h09min - 18 de Novembro de 2013

VÍDEO: Força tarefa de combate ao crime reúne cinco estados e expande Operação Divisas Seguras

Em reunião realizada nesta terça-feira, Bahia e Espírito Santo aderiram oficialmente à iniciativa, que já conta com a participação de Goiás e São Paulo

O cerco à criminalidade está se fechando cada vez mais em Minas. A Operação Divisas Seguras, que realiza abordagens em pontos estratégicos e limítrofes do Estado, passará a contar oficialmente com a participação da Bahia e do Espírito Santo. A adesão foi acordada na manhã desta terça-feira (29), em Belo Horizonte, durante uma reunião entre a cúpula do sistema de Defesa Social e as duas unidades federativas, além de Goiás e São Paulo, que já integram as operações desde julho deste ano.

“O objetivo do encontro foi justamente mostrar aos outros Estados o que foi feito até agora pelo grupo que planeja e executa a Operação Divisas Seguras, de forma a convidá-los a integrar essa equipe, apresentando, entre outras coisas,  os resultados e os balanços das apreensões realizadas,” explicou a secretária Adjunta de Defesa Social, Cássia Gontijo.

“O cidadão vai encontrar uma intensificação da atuação policial nas estradas mineiras já nesse final de ano”, afirmou o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz.  “Além das abordagens de caráter preventivo, a operação ainda está desenvolvendo, por meio de uma equipe especializada, o trabalho de inteligência, com a identificação de alvos e a realização de prisões”, completou.

A participação da Bahia e do Espírito Santo ainda será formalizada por meio da assinatura de um Termo de Cooperação Técnica, mas os dois Estados já comparecerão, em novembro, à reunião trimestral da Operação Divisas Seguras, juntamente com Minas, São Paulo, Goiás e forças federais. O encontro ocorrerá em Uberaba, no Triângulo Mineiro. “Nós precisamos estar sempre unidos para potencializar os nossos meios e dar uma resposta cada vez mais efetiva à sociedade”, ressaltou o comandante geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Márcio Martins Sant’Ana.

O cerco

A Operação Divisas Seguras ocorre desde março deste ano e tem como objetivo impedir a entrada de veículos roubados, drogas, armas e outros materiais ilícitos e irregulares em Minas. Atualmente, participam da ação, de maneira integrada, a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), as polícias Militar e Civil de Minas Gerais, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, a Receita Estadual, a Receita Federal, o Ministério Público, a Polícia Rodoviária Federal e os estados de São Paulo e Goiás.

Já foram apreendidos, desde o início das fiscalizações, mais de uma tonelada de maconha, 169 pedras de crack, 300 quilos de explosivos, 16 armas de fogo, 163 munições, 1.071 pares de calçados, 8 mil telhas, 860 estacas de eucalipto, uma tonelada de queijo, 289 produtos eletrônicos diversos, mais de 2 mil mídias de CD e DVD, entre outros materiais. Ao todo, aproximadamente 55 mil pessoas e 40 mil veículos foram abordados. As prisões chegaram a quase 300.

Histórico

A Operação Divisas Seguras já teve uma experiência prévia com a Bahia e o Espírito Santo, contando com a participação dos dois Estados na realização de abordagens em suas divisas com Minas Gerais. Uma dessas ações resultou na apreensão de 55 peças de mourão e 860 estacas de eucalipto.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato