Minas por Região
Economia / Desenvolvimento

10h56min - 28 de Setembro de 2012 Atualizado em 09h24min - 18 de Novembro de 2013

VÍDEO: Gasoduto no Vale do Aço completa dois anos e já traz resultados para a região

Consumo local já é maior que o de BH e representa 43% do mercado da Gasmig; principais indústrias e estabelecimentos próximos já aderiram ao gás natural

Nesta sábado (29), o Gasoduto do Vale do Aço, a rede de gás natural que vai de São Brás do Suaçui a Belo Oriente passando por 17 municípios mineiros, completa dois anos de operação. Em pouco tempo, a estrutura da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) já estimulou o uso de gás natural nas principais indústrias da região e o mercado do Vale do Aço passou a superar, em termos de consumo, o mercado da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), com 43% da quantidade total distribuída pela companhia contra 37% da RMBH.

Diariamente, cerca de 1,3 milhão de metros cúbicos de gás natural passam pela rede de 331 quilômetros de extensão, que abastece indústrias no setor de aço, minério e celulose com o combustível, energeticamente mais competitivo e o menos poluente dentre os combustíveis fósseis.

A quantidade de metros cúbicos de gás natural fornecida diariamente pelo gasoduto Vale do Aço a 16 clientes equivale a todo o mercado da concessionária Gás Natural Fenosa, que possui mais de 36 mil clientes, dentre os quais 200 indústrias e milhares de residências no Sul do estado de São Paulo.

As empresas abastecidas pelo gasoduto do Vale do Aço respondem por 60% da pauta de exportação do Estado, fornecendo matéria prima para cadeias produtivas de segmentos de peso da economia nacional, como a indústria automotiva, de máquinas e equipamentos, de eletrodomésticos de linha branca e construção civil.

Segundo o presidente da Gasmig, João Vilhena, o acesso ao gás natural é um grande estímulo às indústrias da região e à atratividade de novos negócios. “O gasoduto Vale do Aço foi o maior projeto executado pela Gasmig e a maior obra de gasoduto de distribuição do país. A chegada do gás natural ao Vale do Aço garantiu competitividade às indústrias ali instaladas e deverá atrair novos empreendimentos para os municípios localizados ao longo do traçado da rede, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ar, beneficiando toda a população”, avalia.

Mesmo com tantos avanços em tão pouco tempo, o mercado do Vale do Aço tem fôlego para consumir muito mais. A Gasmig está negociando contratos adicionais com as indústrias da região para oferecer, já em 2013, mais 700 mil metros cúbicos de gás natural por dia. Projeções da Companhia indicam que a demanda pode triplicar em 10 anos.

Clientes de peso

Na ponta do gasoduto está a unidade industrial da Cenibra, onde a rede foi inaugurada, há dois anos, para permitir a substituição do óleo combustível pelo gás natural na operação dos fornos de cal e caldeiras para a produção de celulose, matéria prima do papel.

À época, a Cenibra investiu R$ 6 milhões na adaptação de seus equipamentos, de olho em benefícios ambientais e em ganhos logísticos. “A substituição trouxe benefícios para a região, levando em consideração a redução das emissões atmosféricas e do tráfego de caminhões na BR 381”, argumenta o Gerente de Fabricação da Cenibra, Leonardo Pimenta.

Após dois anos de desenvolvimento do mercado do Vale do Aço, a Gasmig continua captando novos clientes. Outro exemplo é a Vamtec, indústria de fabricação de insumos e refratários especiais destinados às usinas siderúrgicas, fundições e indústrias de ferro ligas, localizada em Timóteo, que começou a utilizar gás natural há dois meses.

A opção pelo energético em substituição ao gás liquefeito de petróleo (GLP) levou em consideração o preço e a logística. “Com o gás natural, estamos obtendo retorno significativo na redução de custo de operações, o que torna viáveis empreendimentos em que aquele é matéria prima determinante para o processo produtivo, o que é o nosso caso. Acrescentando que vemos no gás natural uma fonte segura e confiável”, opina o gerente de produção da Vamtec, Gúbio Rodrigues de Almeida.

Segmento automotivo

No segmento automotivo, os benefícios econômicos e ambientais provenientes da utilização do energético, em substituição à gasolina e ao etanol, são ainda mais perceptíveis, razão pela qual a oferta do Gás Natural Veicular (GNV) se tornou uma demanda recorrente por parte da população local.

A estratégia da Gasmig de estabelecer corredores de GNV para a rota que leva ao Espírito Santo está próxima de ser alcançada, com a conclusão das negociações com dois postos de combustíveis, em Ipatinga e João Monlevade, que permitirão iniciar o fornecimento do GNV no começo de 2013.

Novas fronteiras

A rede já implantada no Vale do Aço irá atender a uma reivindicação histórica do município de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, que é contar com a infraestrutura de gás natural para a atração de indústrias que demandam uso intensivo de energia.

Estudos de viabilidade da Gasmig deram sinal verde para a instalação de unidades de compressão e descompressão de gás natural na região, tecnologia que permite comprimir o gás em cilindros para serem transportados por carretas até o cliente final. Esta tecnologia, chamada de Gás Natural Comprimido (GNC), é viável em distâncias de até 100 quilômetros da rede física, o que é o caso de Governador Valadares e Itabira, que irão receber o insumo trazido de Timóteo.

O projeto, que está sendo executado com investimentos de R$ 4 milhões, será concluído em janeiro de 2013, possibilitando o início do fornecimento. Em Governador Valadares, a solução irá atender a clientes do principal distrito industrial, dentre os quais Doce Rio (indústria alimentícia) e Raiom Baterias, e, em outra área, a Massas Periquito. Já em Itabira, a entrega de GNC será feita, a princípio, para a empresa Fermag, fornecedor do segmento automobilístico.

A Companhia de Gás de Minas Gerais é uma sociedade anônima sob o controle indireto do Estado de Minas Gerais, sendo seus acionistas a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), a Petrobras Gás S.A. (Gaspetro), o Estado de Minas Gerais e o Município de Belo Horizonte.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato