Minas por Região
Turismo | Governador

17h32min - 23 de Janeiro de 2013 Atualizado em 09h20min - 18 de Novembro de 2013

VÍDEO: Gastronomia mineira é reverenciada na Espanha durante festival

Ao participar do encerramento do Madrid Fusión, Antonio Anastasia diz que Minas Gerais cumpriu seu papel e que o trabalho está apenas começando

Terminou oficialmente nesta quarta-feira (23), na Espanha, o maior festival gastronômico do mundo. Os convidados e jornalistas que participaram do Madrid Fusión, que neste ano homenageou Minas Gerais, conheceram melhor a culinária, a gastronomia e a cultura mineiras. Presente no encerramento, o governador Antonio Anastasia saiu satisfeito com os resultados e a repercussão que Minas Gerais conquistou nos últimos dias.

“Eu acho que o objetivo foi cumprido de maneira clara, uma demonstração da capacidade da gastronomia, da culinária mineira, que teve uma performance internacional. Todas as notícias que tenho tido e os retornos da organização do Madrid Fusión são extremamente positivos em termos da qualidade dos nossos chefs. O esforço realizado pelos chefs, pelos empresários, pelas federações patronais e pelo governo foi plenamente recompensado”, afirmou Anastasia.

Para o governador, no entanto, o trabalho está apenas começando. Mais importante que o próprio festival, segundo ele, é a continuidade da divulgação internacional da gastronomia mineira.

“O mais importante são os próximos passos, que é exatamente o desdobramento dessa grande visibilidade que foi dada à cozinha mineira em termos de qualificação dos nossos técnicos, de disseminação desse conhecimento no Estado e no Brasil. Haverá um esforço muito grande do Governo nessa função de apoio. O governo não realiza gastronomia, mas nós nos esforçamos para dar condições aos chefs de fazê-lo”, disse.

Para que esse trabalho seja realizado com o mesmo sucesso com o qual se deu a participação de Minas Gerais no Madrid Fusión, oGoverno de Minas quer continuar fomentando a atividade e a divulgação da gastronomia mineira no mundo, para ajudar as federações e a sociedade civil a impulsionar e profissionalizar ainda mais a atividade em todo o Estado. Assim como no Madrid Fusión, as Federações da Agricultura, do Comércio e da Indústria, o Sebrae e os chefs de cozinha terão papel fundamental.

“A nossa ideia é, juntamente com as federações patronais, com a sociedade civil, fazer um grande movimento que vai abranger essas diversas correntes. Já temos grandes movimentos culinários em Minas Gerais. Temos a Conspiração o Encontro de Chef e eventos já tradicionais, como o Comida di Buteco e o Festival de Tiradentes. Todas essas iniciativas têm de ter um fio condutor, uma orientação e um planejamento feito em comum acordo entre as federações patronais e a sociedade civil, ou seja, os próprios chefs”, defendeu Anastasia.

Até o próximo fim de semana, em eventos que ocorrem concomitantes ao Madrid Fusión, uma série de banquetes, serão ainda preparados por chefs mineiros na capital espanhola, nos quais turistas e apreciadores da boa culinária poderão apreciar melhor os sabores de Minas Gerais.

“É muito importante que tenhamos esse sentimento da sociedade mineira. A culinária e a gastronomia são valores nossos e, por isso, devem ser uma causa acima de todas as veleidades, de todos os sentimentos, para termos uma culinária que seja mesmo reconhecida”, afirmou Anastasia.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato