Minas por Região
Turismo | Governador

18h18min - 08 de Maio de 2013 Atualizado em 09h16min - 18 de Novembro de 2013

VÍDEO: Governador Anastasia assina acordo para operação da rota BH-Buenos Aires

A partir do próximo mês, voo da Austral, subsidiária da Aerolineas Argentinas, possibilitará conexões imediatas à Oceania, EUA, Europa, interior da Argentina e América do Sul

O Governo de Minas dá mais um importante passo para o processo de internacionalização do Estado ao oficializar junto à Aerolineas Argentinas a operação de voo direto e diário entre Belo Horizonte e Buenos Aires, marcada para começar no próximo mês. O protocolo de intenções foi assinado nesta quarta-feira (8) pelo governador Antonio Anastasia, pelo diretor geral para o Brasil da Aerolineas Argentinas e da Austral Lineas Aéreas Cielos Del Sur (AESA/AUSA), Ariel Rodriguez, e pelosecretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho.

Para Antonio Anastasia, a nova rota vai permitir o aumento de fluxo de turistas argentinos em Minas Gerais. O país vizinho é o que mais emite turistas para o Brasil. Nos últimos anos, foram cerca de 1,6 milhão de passageiros. Porém, o Estado é apenas o terceiro principal destino desses turistas. 

“Bastam esses números para percebermos que temos uma faixa imensa de oportunidades para aumentar o fluxo de argentinos para Minas e de mineiros para Argentina. O povo argentino é conhecido como amante da cultura e Minas Gerais tem aqui 60% do patrimônio histórico brasileiro, cidades históricas e instâncias minerais. Não faltarão oportunidades para recebermos os visitantes da Argentina e dos outros da América Latina que usam a companhia para suas viagens”, disse o governador de Minas.

A Austral Lineas Aéreas Cielos Del Sur, subsidiária da Aerolineas Argentinas, começará a operar o voo a partir de 1º de junho com capacidade para transportar 96 passageiros, sendo 88 em classe econômica e 8 em classe Premium,  em aviões Embraer E-190. A duração da viagem é de três horas e quarenta minutos.

O voo AR-2267 partirá de Belo Horizonte diariamente à 1h45, e chegará ao Aeroporto de Ezeiza (Buenos Aires) às 5h25. A volta (AR-2266) acontece sempre nos mesmos dias às 21h55 chegando a Belo Horizonte 1h05. Segunda a empresa, o voo possibilitará conexões imediatas para a Oceania, EUA, Europa e todo o interior da Argentina e países da América do Sul.

Decola Minas

Este é o quinto voo internacional direto operado a partir do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (AITN), em Confins, desde a implantação do programa Decola Minas, criado em 2008 pelo Governo do Estado para aumentar a oferta de voos partindo de Minas com destino aos principais centros emissores de turistas nacionais e internacionais. Os mineiros já podem voar diretamente para Europa, via Lisboa (Portugal), para os Estados Unidos (via Miami) e para América Central, a partir do Panamá.

O governador Anastasia ressaltou a estratégia do Governo de Minas, com apoio de toda sociedade, para a transferência dos voos da Pampulha. No último ano, o AITN cresceu em fluxo de passageiros 11,2%, quase que o dobro da média nacional (6,8%). No acumulado de 2008 a 2012, a movimentação no terminal de passageiros em rotas internacionais ultrapassou 1,5 milhão de usuários.

“Os voos se robusteceram, vitalizaram o Aeroporto Tancredo Neves, em Confins, e, mais do que isso, deu início a esse projeto Decola Minas, que busca trazer os voos internacionais, que não tínhamos. Nesse curto período já conseguimos vários”, afirmou.

Para o secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus, a nova rota vai ser fundamental para incrementar o turismo, principalmente com a proximidade de grandes eventos, como a Copa do Mundo da Fifa. “Vai ser importante para nossa economia, para os hotéis que estão sendo construídos em Belo Horizonte, e para os grandes eventos que se aproximam, porque os turistas argentinos têm uma grande participação nas Copas”, disse.

Nova fase

O representante da Aerolineas Argentinas, Ariel Rodriguez, informou que o voo entre Belo Horizonte e Buenos Aires inaugura uma nova fase da operação da companhia no Brasil. Com mais de 60 anos de mercado, a companhia oferece rotas para 187 países. Apenas na Argentina são 33 destinos.

“Interligar duas cidades como Buenos Aires e Belo Horizonte é um grande desafio, mas, com certeza, cria uma janela de oportunidades. O turismo é uma grande indústria. Belo Horizonte é a primeira das cidades que estamos iniciando mais rotas no Brasil. Estamos muitos felizes”, concluiu.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato