Minas por Região
Turismo

15h26min - 23 de Dezembro de 2013 Atualizado em 15h26min

VÍDEO: Governo de Minas estabelece a gastronomia como política pública

O secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho, anunciou hoje que a culinária mineira será diretriz de governo a partir de 2014

Com a nova reforma administrativa implementada pelo governador Antonio Anastasia, a gastronomia adquire, a partir de janeiro, status de superintendência, dentro da estrutura da nova Secretaria de Estado de Turismo e de Esportes. A pasta centralizará as competências em atividades relacionadas à gastronomia.

"Será tratada como gestão de política pública, abrangendo ações articuladas nas áreas econômica, social, turística e cultural", enfatizou o secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho. Com isso, a sua gestão ganha maior autonomia, agilidade e intensidade, como vetor de desenvolvimento. "O grande trunfo será a possibilidade de acelerar a sua diversificação, ancorada na internacionalização e na interiorização da gastronomia. Não são trabalhos excludentes, e sim complementares", justificou o secretário.

Outra grande novidade é que o Circuito Cultural da Praça da Liberdade recebe de presente o polo da gastronomia, a ser integrado pelo eixo da rua da Bahia. "Em frente ao Minas Tênis Clube, um casarão será restaurado para transformar-se em Agência de Fomento à Gastronomia Mineira”, revelou o secretário.

O local será muito mais do que ponto de divulgação desse bem imaterial mineiro que é a culinária. O novo espaço vai agregar eventos, demonstrações, intercâmbio de receitas da alta gastronomia com os ingredientes e pratos típicos, de raiz. Também agregará conhecimentos e pretende ser meio difusor e de troca de experiências da arte e do saber sobre aromas e sabores.

O secretário anunciou também a implementação da política de regionalização do variado cardápio espalhado pelo Estado. Serão exploradas e incrementadas como negócios a criatividade e as práticas da cozinha de Minas por região. "A diversidade culinária corresponde ao exercício da política de governo de diversificação da economia mineira, ainda dependente da mineração", concluiu.

Entre as medidas anunciadas também está o lançamento de um site (www.mgoestadodagastronomia.com.br) que abrigará informações sobre gastronomia mineira, receitas, notícias e eventos. Na página haverá um espaço para cadastro dos empreendimentos de gastronomia e apoio à tradução de cardápios.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato