Minas por Região
Esportes

11h48min - 13 de Julho de 2013 Atualizado em 09h13min - 18 de Novembro de 2013

VÍDEO: Governo de Minas renova convênios de R$ 6,8 milhões para atendimento a dependentes químicos

Parcerias com 29 instituições, firmadas pela Subsecretaria de Políticas, visam dar continuidade ao tratamento de assistidos em recuperação

Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ), renovou convênio da ordem de R$ 6,8 milhões com 29 instituições integrantes da Rede Complementar de Suporte Social ao Dependente Químico. As parcerias, firmadas pela Subsecretaria de Políticas sobre Drogas da SEEJ, têm a finalidade de dar continuidade à recuperação e tratamento de dependentes químicos. A solenidade de renovação foi realizada nesta sexta-feira (12), na Cidade Administrativa.

Segundo o secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Eros Biondini, a renovação representa o compromisso do Governo de Minas no cuidado e atenção aos dependentes químicos e familiares. “Reconheço a eficácia dos serviços prestados pelas comunidades terapêuticas e não poderia deixar de dar a minha contribuição para assegurar os recursos e, consequentemente, o tratamento às pessoas acometidas pela dependência do álcool e outras drogas”, afirmou.

Para a presidente da Associação de Dependentes Químicos e Familiares (ADQF), Ana Martins Godoy Pimenta, o repasse desses recursos é fundamental para a prestação de serviços oferecidos pela comunidade, que recebe pessoas de qualquer cidade de Minas Gerais desde 2005. Ela explica que, atualmente, a ADQF oferece 15 vagas para abrigamento temporário, 30 ambulatoriais e 90 destinadas ao apoio às famílias em parceria com o governo do Estado.

Uma nova esperança

Para Luiz Fernando Pereira Rodrigues, 30 anos, que foi beneficiado pelas ações de assistência aos dependentes químicos, sem o acolhimento e tratamento oferecido pela comunidade terapêutica seria impossível se livrar das drogas. “A droga entrou em minha vida na adolescência através do álcool, depois experimentei maconha, cocaína e até o craque. Só conseguia encontrar prazer nas drogas e me tornei um escravo dela”, explicou.

“Decidi me tratar na comunidade terapêutica Reviver e há oito anos resgatei meus valores, minha vida e a de minha família. Ressalto que se a comunidade não tivesse parceria com o Governo, a restauração não teria acontecido por falta de recursos financeiros”, afirmou Luiz Fernando, que chegou a ser preso por vendas de drogas e, hoje, sonha em ser psicólogo. Desde o final de seu tratamento, se dedica de forma voluntária à recuperação de outras pessoas.

De acordo com o subsecretário de Políticas sobre Drogas, Cloves Benevides, trata-se do reconhecimento dos trabalhos prestados pelas comunidades, consideradas referências em todo o país no apoio a instituições do 3º setor no atendimento aos usuários de álcool e outras drogas. “São mais de 40 mil pessoas atendidas desde 2005 com resultados positivos, iniciando na melhoria de infraestrutura e equipe de atendimento até na estrutura de práticas que possibilitam a reinserção aos dependentes”, avaliou. 

Atualmente, o programa Rede Complementar de Suporte Social na Atenção aos Dependentes Químicos oferece 1600 vagas/mês em três tipos de atendimentos: ambulatorial, permanência dia e abrigamento temporário.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato