Minas por Região
Economia / Desenvolvimento

06h00min - 08 de Dezembro de 2012 Atualizado em 09h22min - 18 de Novembro de 2013

VÍDEO: Governo do Estado incentiva desenvolvimento do artesanato mineiro

23ª edição da Feira Nacional de Artesanato, que aconteceu no Expominas, foi mais uma grande oportunidade para este setor da economia

Cerâmica do Norte de Minas, fibras naturais do Sul, ferro e madeira do Campo das Vertentes. Peças e materiais vindos de todo o Estado compuseram o cenário multifacetado da 23ª Feira Nacional de Artesanato, que aconteceu na última semana, no Expominas, em Belo Horizonte.

O evento, um dos maiores do país, traz, anualmente, novidades de todo o Brasil e até do exterior e, por isso, representa uma importante vitrine para quem produz. Um estande no local, entretanto, pode custar até R$ 300 mil – fora os custos da hospedagem, viagem e alimentação para quem vem de outras cidades expor seu trabalho na feira.

Para ajudar esses profissionais a viverem da sua vocação e para promover o artesanato mineiro, o Governo de Minas promove várias ações de incentivo, chegando até a custear as despesas de artesões em feiras como esta.

“A Superintendência de Artesanato do Governo de Minas busca criar, promover e divulgar o artesão e o artesanato mineiro. Com a divulgação e promoção, ajudamos os artesãos em sua maior dificuldade hoje, que é escoar a produção. Trabalhamos com exposições no país e no exterior e também atuamos na qualificação destes profissionais”, explica Thiago Thomaz, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico.

Somente este ano, o Governo de Minas levou artesãos para 20 eventos no país. Cerca de 300 profissionais foram capacitados para aprender a lidar com negociações e com o público.

Artesãos como Amilton Narciso, que já foi a dez feiras, aprovam a iniciativa. “Eu tenho medo de arriscar, pagar sozinho e não conseguir vender tudo. É um grande apoio”, afirma.

A 23ª Feira Nacional de Artesanato

Composta por artesãos de todos os estados brasileiros e representantes de 12 países, que expuseram e comercializaram cerca de 50 mil itens artesanais em uma área de 23 mil metros quadrados com 1,1 mil estandes, a Feira Nacional de Artesanato é responsável pela geração de cerca de 2 mil empregos diretos e cerca de 20 mil indiretos a cada ano. O tema deste ano foi a “Estrada Real e suas riquezas”.

O Governo de Minas Gerais participa da feira por meio da Superintendência de Artesanato (SUART), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE). A expectativa dos organizadores é de que, este ano, as vendas tenham superado em 10% o total de R$ 85 milhões em negócios realizados em 2011. O valor das vendas ainda está sendo apurado.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato