Minas por Região
Saúde

12h39min - 14 de Março de 2014 Atualizado em 12h40min

VÍDEO: Hemominas vai agendar 100% dos horários para doação de sangue na capital

Iniciativa atende solicitações de doadores e pretende dar agilidade e transparência ao processo. Iniciativa começa no dia 17, segunda feira

O Hemocentro de Belo Horizonte - maior unidade da Fundação Hemominas -, localizado na Alameda Ezequiel Dias, 321, bairro Santa Efigênia, vai passar a atender aos doadores com prévio agendamento a partir do dia 17 de março, próxima segunda-feira. Para isso, o candidato à doação deverá utilizar o telefone 155, sem custos, para agendar seu horário para a doação de sangue, de segunda a sexta-feira, entre 7h e 18h.

O horário de agendamento corresponde ao horário marcado para a entrevista clínica, e permite uma melhor organização entre as diversas etapas pelas quais o doador irá passar. É fundamental que o candidato à doação chegue pelo menos 20 minutos antes do horário para que possa realizar o cadastro antes da entrevista.

Caso o candidato à doação vá diretamente ao hemocentro, sem prévio agendamento, ele receberá, no momento de sua chegada, a previsão do horário de atendimento pelo profissional da triagem, de acordo com o horário de chegada. Esse procedimento facilita ao doador a organização de seu tempo, uma vez que chegam caravanas de outros municípios, sem prévio aviso ao hemocentro, especialmente aos sábados, estendendo demais o tempo para o início das etapas de doação (cadastro, conscientização, triagem clínica, triagem hematológica e coleta). Essa iniciativa administrativa é uma resposta aos questionamentos de doadores em relação à demora no atendimento. 

Etapas do processo de doação

Todo candidato à doação, em cumprimento legal, deve passar pela palestra de conscientização, na qual podem ser tiradas as dúvidas sobre a doação. Após essa primeira etapa, o candidato faz o seu cadastro, informando seus dados pessoais, que serão lançados em um sistema informatizado. A partir daí, o candidato passará pela triagem clínica, em que responderá um questionário auxiliado pelo profissional de saúde, assinando a confirmação de suas respostas.

Caso seja considerado apto a realizar a doação de sangue neste dia, o candidato passará pela triagem hematológica, na qual, através de uma pequena gotinha de sangue, é conferido o padrão de sua hemoglobina e seu peso. Somente se estiver em boas condições, o candidato passará para a próxima etapa, que é a coleta de sangue, fazendo antes um pequeno lanche e suco. Após a limpeza dos braços com água e sabão, o doador passa para a sala de coleta. O processo da coleta de sangue em si demora cerca de dez minutos.

Realizada a doação, o doador deverá preencher e assinar uma declaração, na qual autoriza o uso de seu sangue ou descarte da bolsa coletada. Ao final do processo, o doador recebe outro pequeno lanche. O processo completo para realizar a doação de sangue dura cerca de 1 hora e trinta minutos e, em 24 horas, o organismo saudável recompõe todo o volume sanguíneo doado.

Quem pode se candidatar para doação de sangue

Segundo a Portaria 2.712 de 12/11/2013 e a RDC 51, do Ministério da Saúde, podem doar sangue cidadãos com boa saúde, idade entre 18 e 69 anos, sendo que a idade máxima para a primeira doação é até sessenta anos. Jovens com 16 e 17 anos somente poderão se candidatar à doação de sangue com a presença dos responsáveis legais ou autorização dos responsáveis com firma reconhecida em cartório, cujo modelo de autorização está disponível no site www.hemominas.mg.gov.br.

Todos os candidatos devem pesar acima de 50 quilos; não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas; não ter tido hepatite após os 11 anos de idade e que não tenham tido permanência ou visita às regiões brasileiras endêmicas para Doença de Chagas. Para mais informações sobre os critérios para doação de sangue, ligue 155 ou acesse http://www.hemominas.mg.gov.br/hemominas/menu/cidadao/doacao/outras_condicoes_doacao

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato