Minas por Região
Educação

16h10min - 18 de Junho de 2013 Atualizado em 09h14min - 18 de Novembro de 2013

VÍDEO: Magistra realiza circuito para produção de novas práticas pedagógicas voltadas ao ensino de Ciências

Circuito de Ciências, que teve início nesta terça-feira (18), será realizado até o dia 24 de junho no campus da escola de formação, em Belo Horizonte

Ensinar as Ciências a partir de elementos que tornem o conteúdo mais atrativo para os alunos da rede estadual. No período de 18 a 21 e 24 de junho de 2013, a Magistra - Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores –, da Secretaria de Estado de Educação (SEE), vai realizar o Circuito de Ciências. A iniciativa contará com a oferta de 75 cursos voltados ao aprimoramento profissional a partir da produção de novas práticas pedagógicas e da revisão de metodologia do ensino do conteúdo nas salas de aula. O circuito será realizado no campus da escola de formação, na Gameleira, em Belo Horizonte.

O circuito é voltado para professores de Ciências, Biologia, Física, Geografia e Química de escolas estaduais de Belo Horizonte e região que atuam com os anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Para auxiliar nesse trabalho de formação dos educadores, serão ofertados minicursos, oficinas, palestras, visitas orientadas a museus. Os temas que serão abordados seguem as diretrizes curriculares propostas pela Secretaria de Estado de Educação.

Para participar

Os educadores interessados em participar do ‘Circuito de Ciências’ deverão informar, na ficha de inscrição, a disponibilidade de horário para a participação nas atividades. O professor terá três opções: manhã, tarde e manhã/tarde. Os docentes deverão chegar à Magistra com uma hora de antecedência em cada turno para inscrição e credenciamento.

No período da manhã, os cursos ofertados terão início às 8h e no período da tarde, às 13h30.

A escolha dos cursos será feita na própria Magistra, uma vez que há número limitado de vagas por minicurso oferecido. Os participantes poderão realizar quantos cursos desejarem durante o evento. Por isso é importante que os interessados cheguem com antecedência.

Museu Leopoldo Cathoud

Durante o Circuito de Ciências também haverá a inauguração do novo espaço do Museu Leopoldo Cathoud, na Magistra. Esse museu retrata o início do ensino experimental de Ciências em Minas Gerais, a partir da década de 1930. Com a revitalização, o espaço poderá contribuir para a realização de pesquisas, cursos de capacitação e a possibilidade de experimentar metodologias de ‘Educação em Ciência’ adequadas aos educadores e alunos que farão uso do museu.

O museu conta com a exposição “A célula ao alcance da mão”, coleção desenvolvida pela equipe do Museu de Ciências Morfológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (MCM/UFMG) e implantada na Magistra. A exposição integra ciência, arte e educação por meio de réplicas tridimensionais de células, tecidos, órgãos e sistemas orgânicos. É um instrumento didático sobre o funcionamento do corpo humano para alunos com deficiência visual e demais estudantes de todos os níveis de ensino.

Além do Museu Leopoldo Cathoud, outro espaço do conhecimento da Magistra, o museu Ana Maria Casasanta e a Biblioteca Bartolomeu Campos de Queirós, estarão abertos à visitação. Esses espaços são utilizados para o desenvolvimento de atividades de formação dos educadores.

O Museu Itinerante Ponto UFMG também participa durante todos os dias do evento na Magistra; ele estará aberto para visitação e desenvolvimento de atividades pedagógicas.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato