Minas por Região
Economia / Desenvolvimento

18h03min - 16 de Julho de 2012 Atualizado em 09h26min - 18 de Novembro de 2013

VÍDEO: Minas Gerais lidera crescimento do uso de Gás Natural Veicular

Expansão nas vendas registrada pela Gasmig é seis vezes maior que aumento da média nacional

A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) é a distribuidora que apresenta maior crescimento no volume de vendas para o segmento de Gás Natural Veicular (GNV) entre dez distribuidoras brasileiras. O aumento de 7,4% se contrapõe ao índice médio de apenas 1,2%. Os dados são do último relatório da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), divulgado em junho, e comparam o valor acumulado entre janeiro e maio de 2012 com o mesmo período de 2011.

O resultado apresentado mostra o crescimento do consumo do GNV em Minas Gerais e revela o retorno dos esforços empreendidos pela Gasmig na recuperação do segmento veicular. Ações que envolvem toda a cadeia de gás natural, de oficinas convertedoras a postos de abastecimento, garantiram o aumento do volume de vendas, a exemplo da manutenção de tarifa competitiva, redução tributária e da celebração de convênios com instituições financeiras para financiar conversões, entre outros.

O destaque é a promoção “Vou no Gás”, lançada em agosto de 2011, que incentiva conversões e aquisições de veículos adaptados para o uso do GNV por meio da entrega de bônus de 300 e 600 m³ do energético, quantidades que permite rodar até quatro mil e oito mil quilômetros, respectivamente.

Até o mês de junho, a promoção “Vou no Gás” já havia contabilizado 1.290 participações, sendo 248 referentes à aquisição de carros novos, já fabricados com a tecnologia para o uso do GNV. A promoção se encerra em 22 de agosto de 2012, mas os bônus serão válidos por mais um ano.

No bolso

A economia proporcionada pelo GNV é um dos principais atrativos do produto. De acordo com levantamento do Procon Assembleia, o preço médio do GNV na bomba dos postos de abastecimento caiu 1,04% entre os meses de maio e junho. Além disso, se comparado à gasolina comum, cujo valor médio do litro em Belo Horizonte é de R$ 2,744, o gás natural oferece economia: o metro cúbico sai por R$ 1,597, preço médio praticado atualmente pelos postos. O GNV apresenta, ainda, maior rendimento em relação à gasolina e ao etanol, podendo rodar até o dobro da quilometragem com a utilização da quantidade equivalente de combustível.

Qualidade do ar

Atualmente as principais fontes de poluição atmosférica, em especial nos grandes centros urbanos, são causadas por veículos. Por isso, o uso do GNV tem um papel importante para a redução dos níveis de poluição atmosférica, uma vez que a sua combustão tende a ser mais completa, liberando apenas dióxido de carbono (CO2) e água (H2O). O uso adequado deste combustível, se comparado com os combustíveis tradicionais, pode reduzir as emissões de monóxido de carbono (CO) em 76%, de óxidos de nitrogênio (NOx) em 84%, e de hidrocarbonetos pesados (CnHm) em 88%, praticamente eliminando as emissões de compostos cancerígenos.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato