Minas por Região
Governo

12h27min - 02 de Maio de 2013 Atualizado em 09h16min - 18 de Novembro de 2013

VÍDEO: Movimento Minas quer ouvir o cidadão sobre empreendedorismo e inovação

Projeto do Governo do Estado abre enquete sobre fortalecimento da cultura empreendedora e como estimular as chamadas startups

As mudanças na nova economia são tão intensas que, a cada dia, pequenas empresas e iniciativas podem, rapidamente, aproveitar oportunidades de crescer e transformar o mercado com diferentes propostas de valor. Nos últimos anos, a Internet, em especial, tem sido protagonista de boa parte desses empreendimentos.

Pensando nisso, o Movimento Minas - projeto de inovação aberta do Governo de Minas coordenado pelo Escritório de Prioridades Estratégicas - quer saber a opinião dos cidadãos sobre como fortalecer a cultura empreendedora no estado, em especial, as startups. Para isso, abriu nesta terça-feira (30) a enquete "Pra você, o que é mais importante para fortalecer a cultura empreendedora e as startups em Minas?"

Segundo o co-gestor do Movimento Minas, Paulo Emediato, as iniciativas que seguem o modelo de negócios de uma startup costumam ter como objetivo desenvolver produtos, serviços, aplicativos, sites ou programas que possam resolver desde questões pontuais e de nicho até grandes problemas sociais, ambientais e de mobilidade. “A busca constante por inovação é uma das principais características desse modelo de negócios”, destaca.

Dentre os principais desafios elencados pela equipe do Movimento Minas neste setor estão a busca por investidores ou bancos dispostos a financiar empreendimentos, existência de talentos na região e boas universidades e escolas, a presença de incubadoras, aceleradoras e mentores, a facilidade para o processo de abertura e fechamento de negócios e casos de sucesso de pessoas e empresas que sirvam de exemplo e referência no estado.

Na enquete publicada no site www.movimentominas.mg.gov.br também é possível sugerir iniciativas empreendedoras e startups no estado. “Queremos conhecer e mapear, através das indicações dos cidadãos, startups mineiras com bom potencial de mercado,” conclui Emediato. A enquete fica aberta para votação popular até o dia 31 de maio.

O Movimento Minas

O Movimento Minas é um projeto voltado para a participação dos cidadãos, possibilitando a discussão e a construção colaborativa de ideias relacionadas aos desafios propostos no site. O objetivo do projeto é fortalecer a cultura de engajamento das pessoas em temas de interesse comum de forma aberta e inovadora. Participe, colabore. Publique suas ideias e converse.

Caso sua instituição se interesse em propor um desafio ao Movimento Minas, entre em contato através do e-mail movimentominas@gmail.com.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato