Minas por Região
Social | Trabalho / Social

19h06min - 30 de Julho de 2013 Atualizado em 09h12min - 18 de Novembro de 2013

VÍDEO: Municípios conveniados com o programa Travessia são capacitados para executar o Porta a Porta

O encontro, que teve início nesta segunda-feira, reúne mais de 140 profissionais ligados às áreas de assistência social, saúde e educação de oito regionais do Estado

Gestores públicos dos 70 municípios que assinaram o convênio com o Programa Travessia, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), no primeiro semestre deste ano, estão sendo capacitados nesta segunda e terça-feira (29 e 30), em Belo Horizonte, para que possam começar a executar o Projeto Porta a Porta.  O encontro reúne mais de 140 profissionais ligados à área da assistência social, saúde e educação de oito regionais: Muriaé, Montes Claros, Juiz de Fora, Curvelo, Timóteo, Governador Valadares, Almenara e São João Del Rei.

Durante a abertura, o secretário adjunto da Sedese, Juliano Fisicaro, disse ser fundamental que os gestores conheçam a metodologia adotada pelo Porta a Porta, para que as ações nos municípios sejam realizadas de maneira pontual. “Tenho certeza que esse trabalho será de grande valia, para que possamos prestar um bom serviço à população mineira”, enfatizou.

Segundo a subsecretária de Projetos Especiais de Promoção Social da Sedese, Roberta Albanita, o sucesso do programa depende do envolvimento e do comprometimento de todos os integrantes. “Sabemos das dificuldades dos municípios para a implementação do projeto, mas peço o empenho de todos vocês, que podem contar com o suporte das Diretorias Regionais da Sedese e desta subsecretaria”, afirmou.

Desde 2011, de maneira inédita no país, Minas utiliza o Índice da Pobreza Multidimensional (IPM), mesmo método utilizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), como forma de mensurar a pobreza no Estado. Esse conceito considera que a pobreza é mais do que insuficiência de renda e deve ser avaliada em termos de privações sociais nas dimensões saúde, educação e padrão de vida.

Porta a porta e Travessia

Lançado em 2011, o Porta a Porta já visitou mais de 266 mil residências, em 132 municípios. O projeto promove, de casa em casa, a busca ativa para identificar as reais necessidades das famílias em situação de vulnerabilidade social e, assim, subsidiar as ações do Travessia.

Dividido em seis projetos estratégicos, Travessia Saúde, Travessia Social, Travessia Renda, Travessia Educação, Porta a Porta e Banco Travessia, o programa já beneficiou mais de 3 milhões de mineiros, de 239 municípios do Estado, com um investimento superior a R$ 1 bilhão. Com a inclusão destes novos 70 municípios, o Travessia chegará a 309 cidades mineiras.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato