Minas por Região
Segurança / Defesa Social

08h35min - 21 de Setembro de 2013 Atualizado em 09h10min - 18 de Novembro de 2013

VÍDEO: Oficina de grafite do Fica Vivo! na RMBH completa cinco anos

As peças produzidas pelos jovens já foram expostas no Museu de Artes e Ofícios, Palácio das Artes e no Circuito Cultural Praça da Liberdade

A oficina de grafite do Centro de Prevenção à Criminalidade Palmital, em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, comemora cinco anos de existência nesse mês de setembro. A atividade faz parte do Programa Fica Vivo!, que é desenvolvido na comunidade desde 2005. Ministrada pelo oficineiro Seres, a oficina acontece às segundas e terças-feiras e atende aos jovens da região.

“A oficina é, para além de produção de trabalhos artísticos, um local de convivência na comunidade, onde aparecem diferentes demandas dos grupos. Acredito que o maior resultado que a oficina tem na vida desses jovens é mostrar as possibilidades existentes e o que cada um pode conquistar com o próprio esforço”, afirma Seres.

As peças produzidas pelos jovens já foram expostas no Museu de Artes e Ofícios, Palácio das Artes e no Circuito Cultural Praça da Liberdade, entre outros. Um dos trabalhos mais recentes foi um painel criado para a 6ª edição do Sustentar - Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável, que aconteceu nos dias 29 e 30 de agosto na capital mineira. Quatro jovens, junto com o oficineiro Seres, grafitaram um painel sobre sustentabilidade, que ficou exposto na entrada do evento.

A peça foi produzida no atelier do oficineiro, de 26 a 28 de agosto, e atendeu ao pedido dos organizadores do evento. Porém, a criação da arte ficou por conta da equipe de grafiteiros, que decidiu como abordar o tema proposto. Seres afirma que os adolescentes puderam enriquecer seus conhecimentos, fazendo um trabalho com um tema que eles não possuíam contato direto.

Esporte, arte e cultura para os jovens

O Programa Fica Vivo! tem o objetivo de controlar e prevenir a ocorrência de homicídios dolosos em áreas com altos índices de criminalidade violenta em Minas Gerais, melhorando a qualidade de vida da população. Criado em 2003, é executado pela Coordenadoria Especial de Prevenção à Criminalidade (Cpec,) por meio dos Centros de Prevenção à Criminalidade (CPCs), sedes de referência para as comunidades atendidas.

Com acompanhamento especializado, o programa oferece cerca de 600 oficinas voltadas para o esporte, a arte e a cultura para jovens de 12 a 24 anos em situação de risco social. Desde sua criação, o Fica Vivo! realizou, em média, 13 mil atendimentos por ano, reduzindo em 50% os índices de homicídio nas regiões que abrange.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato