Minas por Região
Segurança / Defesa Social

16h30min - 18 de Novembro de 2013 Atualizado em 16h30min

VÍDEO: Polícia Civil lança Operação Mais Segurança em Belo Horizonte e interior do Estado

Objetivo da operação, que vai até 31 de dezembro, é garantir mais tranquilidade para a população durante as festas de final de ano

Polícia Civil de Minas Gerais preparou uma mobilização especial das equipes de investigação em todo o Estado visando garantir mais segurança à população durante as festas de Natal e Reveillon. A "Operação Mais Segurança" começou nesta segunda-feira (18), e vai até 31 de dezembro, com cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão, além de ações específicas para combater o tráfico de drogas, homicídios e roubo à mão armada.

Em Belo Horizonte, uma unidade móvel coordenada por um delegado e com apoio de onze viaturas vai se posicionar em pontos estratégicos da região central, somando esforços com a Polícia Militar na prevenção contra os crimes de furtos e roubos, cujas ocorrências costumam crescer nesta época do ano.

Além da distribuição de cartilhas com dicas de segurança, os policiais civis estarão realizando ações típicas de Polícia Judiciária e atuação na apuração de crimes, de 8h às 22h, com apoio da Unidade Móvel, instalada numa praça do hipercentro da capital, agindo imediatamente, sempre que necessário.

"Sabemos que os furtos e roubos servem para sustentar outros crimes, como o tráfico de drogas, que por sua vez potencializa os homicídios em função da guerra entre os traficantes. Por isso, o trabalho neste final de ano pretende obter reflexos positivos na redução dos índices de criminalidade", explica o superintendente de Investigação e Polícia Judiciária, Jeferson Botelho.

Segundo ele, na capital a "Operação Mais Segurança" terá reforço ainda do Grupamento Aéreo da Polícia Civil, com helicópteros sobrevoando a região em apoio às 11 equipes que ficarão encarregadas de intensificar o cumprimento de mandados de busca e apreensão e prisão nas diversas regiões da cidade.

Os departamentos de Homicídios, Antidrogas, de Proteção ao Patrimônio e de Proteção à Família atuarão em contato permanente com o 1º Departamento, responsável pelas delegacias regionais da capital. 

No interior, conforme explicou o superintendente, o trabalho será também reforçado no cumprimento de mandados de busca e apreensão e de prisão, deflagração de ações de repressão qualificada e no estudo de análises de vínculos de autores de crimes, além de fomentar a adoção de diligências voltadas para o rastreamento e imediata localização de menores infratores, com medida de acautelamento determinada pela Justiça, ainda em aberto.

"A nossa intenção é retirar de circulação aqueles que se aproveitam da festa de final de ano, quando há maior circulação de dinheiro, para abastecer o tráfico e outros grupos criminosos", afirma Botelho.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato