Minas por Região
Ciência e Tecnologia

18h15min - 18 de Julho de 2012 Atualizado em 09h25min - 18 de Novembro de 2013

VÍDEO: Polo do Leite de Juiz de Fora comemora cinco anos com importantes avanços

Programa é uma iniciativa do Governo de Minas, para consolidar a liderança do Estado na produção de leite e derivados e na geração de conhecimento

Minas Gerais é o Estado líder na produção de leite e, para manter esse nível de qualidade, promove constantes ações em prol da inovação e da excelência do produto. Lançado em 2007 pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), o Polo de Excelência de Leite e Derivados tem sede em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, e celebra cinco anos de implantação se firmando como uma importante plataforma para gerar conhecimento e novos negócios. Entre os muitos avanços está o Sistema Mineiro de Qualidade do Leite (SMQL) que trabalha com produtores e laticínios a adoção de melhores práticas.  

Para celebrar meia década de existência, nesta quarta-feira (18), centenas de convidados se reuniram em uma solenidade na sede da Embrapa Gado de Leite, em Juiz de Fora. Foram apresentados resultados de projetos desenvolvidos pelo Polo de Excelência do Leite e seus parceiros, com destaque para o sequenciamento do genoma do zebu leiteiro, um projeto inédito no mundo, e que vai beneficiar muito o melhoramento genético dos rebanhos. Houve também assinatura de Acordo de Cooperação Técnica entre o polo e todos os parceiros que compõem o Comitê Gestor – grupo formado por 31 instituições. O termo irá permitir a continuidade do trabalho desenvolvido pelo Polo do Leite por mais cinco anos. Em seguida, foi realizada homenagem a todos que contribuíram para a implantação e consolidação do programa.

O secretário Narcio Rodrigues destacou a importância da criação dos Polos de Excelência em Minas, como uma ferramenta extraordinária para consolidar as vocações de Minas. “O leite está na história de Minas, é uma marca mundial do estado e está ligado às nossas tradições. Os projetos desenvolvidos pelo Polo são sempre inovadores e pioneiros, colocando Minas em um patamar elevado no que se refere ao desenvolvimento de novas tecnologias para o setor leiteiro. A grande ambição que temos é que as tecnologias desenvolvidas e aplicadas aqui na região da Zona da Mata sejam estendidas para todo o Estado”, disse o secretário. 

Durante esses cinco anos impostantes ações marcaram a existência do Polo, como o fortalecimento das Instituições de P&DI na região da Zona da Mata, por meio dos projetos estruturantes que foram submetidos e aprovados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Por meio do polo, foi possível a modernização e implantação de novas estruturas nessas instituições. Além disso, algumas missões internacionais na China, Alemanha e França, foram executadas visando criar condições para uma plataforma de exportação de produtos lácteos e atrair novos investimentos para o setor.

O Polo do Leite ainda articulou junto à Embrapa, o Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) a criação e consolidação do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia do Leite e Derivados. No âmbito da qualidade e segurança, uma das ações de destaque do Polo do Leite é o programa Sistema Mineiro de Qualidade do Leite (SQML), que busca ajudar produtores a se enquadrarem na Instrução Normativa nº 62 e adotar o programa Boas Práticas na Fazenda, por meio de um treinamento com aulas teóricas e práticas. O SMQL já atingiu cem laticínios na Zona da Mata e Campo das Vertentes, cujos resultados foram a redução significativa no número de contagem de células somáticas e contagem bacteriana total.  O programa agora entra na segunda fase, o qual irá atingir produtores do Norte e Nordeste de Minas.

O evento contou com a presença de várias autoridades municipais, estaduais e federais, entre elas representantes das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Duarte Vilela, além de outras autoridades.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato