Minas por Região
Saúde

13h17min - 14 de Fevereiro de 2014 Atualizado em 13h17min

VÍDEO: Produção de soros da Funed vai ganhar reforço com nascimento de filhotes de jararaca

Instituição possui em cativeiro 25 jararacas adultas, cujos venenos são matéria-prima para a produção do soro antibotrópico, usado no tratamento de picadas

Uma ninhada de quatorze filhotes de jararaca (Bothrops Jararaca) nasceu nesta terça-feira (11) no cativeiro da Fundação Ezequiel Dias (Funed). A Jararaca é encontrada, principalmente, em regiões de mata atlântica, muito presente no Sul e Sudeste de Minas Gerais. A mãe da ninhada foi capturada em Pouso Alegre, cidade próxima à fronteira com São Paulo, e chegou a Funed no final do mês de janeiro já prenha.

A Funed possui em cativeiro 25 jararacas adultas, cujos venenos são matéria-prima para a produção do soro antibotrópico, usado no tratamento de picadas. O técnico em animais peçonhentos da Funed, Elias Martins, conta que a jararaca é a responsável por quase 50% do volume de veneno usado na produção desse soro. “A produção do antibotrópico é resultado da combinação de vários venenos. O da jararaca corresponde à metade, enquanto a jararaca pintada, por exemplo, por cerca de 12% ” afirma o técnico.

Mas, segundo ele, o volume de veneno retirado dela, cerca de 80 mg, é menor que o volume retirado de outras espécies do gênero Bothrops, que chega a 150 mg. “Por isso comemoramos o nascimento dos filhotes”, disse.

Por ano, a Funed produz 100 mil ampolas do soro antibotrópico. Toda a produção é destinada ao Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, responsável pela distribuição em todo o território nacional. “A reprodução desses animais em cativeiro é muito importante para garantir a entrega dos produtos e o cumprimento de nossa missão de proteção à saúde”, afirma o presidente da Funed, Francisco Antônio Tavares Junior.

Boa ninhada

O técnico em Animais Peçonhentos da Funed, Elias Martins, informou que 12 filhotes sobreviveram. “Esse animal se reproduz uma vez por ano. Geralmente seu acasalamento ocorre próximo à primavera e os filhotes nascem no verão. Quatorze filhotes, mesmo com duas perdas, é uma boa ninhada para essa espécie” explica Elias.

Essa é a segunda ninhada deste ano, sendo que a primeira foi da Jararaca Pintada (Bothrops Neuwiedi) em meados de janeiro, com sete filhotes. Essa espécie é mais comum na região Central de Minas Gerais, inclusive próximo à capital.

De acordo com Elias Martins, os filhotes serão agora criados em compartimentos separados até a fase adulta, por volta de dois ou três anos, quando já poderão ser incluídos no processo de extração do veneno para produção de soro.

Visitas

O Serviço de Animais Peçonhentos da Funed é aberto à visitação. A unidade conta com uma exposição permanente com cerca de 30 serpentes vivas, naturais na fauna brasileira, além de peças anatômicas e réplicas. A visita é guiada por um biólogo responsável, que dá dicas sobre segurança, hábitos dos animais e tira as dúvidas dos visitantes. Ao final da visita, é entregue o material didático da Funed.

Para vistas de escolas, universidades ou grupos maiores, é necessário agendamento prévio pelo telefone 0800 283 1980, opção 05. Empresas, companhias de polícia, agentes de saúde de prefeituras também podem solicitar treinamentos, com entrega de certificado da Funed, sobre prevenção de acidentes e captura correta de animais.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato