Minas por Região
Educação

20h56min - 30 de Setembro de 2013 Atualizado em 09h10min - 18 de Novembro de 2013

VÍDEO: Projeto Escola Viva inicia ciclo de capacitações com instituições de ensino de BH e região

Durante o encontro, será discutida, entre outros temas, a implementação do Plano de Desenvolvimento Pedagógico e Institucional

Secretaria de Estado de Educação (SEE) iniciou nesta quarta-feira (25) uma série de capacitações que têm como objetivo apresentar aos diretores de escolas os resultados e diretrizes do projeto “Escola Viva, Comunidade Ativa”. As primeiras capacitações serão realizadas nas Superintendências Regionais de Ensino A, B e C e irão reunir gestores de Belo Horizonte e Região Metropolitana. Nesta quarta-feira, o encontro contempla gestores da SRE Metropolitana A.

“Sabemos da importância do projeto no sentido de ampliar o envolvimento da escola com a comunidade e que essa participação influencia nos resultados educacionais da unidade de ensino. Nesses encontros, vamos apresentar as modificações do projeto e analisar junto às escolas todas as possibilidades de utilizar seu espaço físico para atividades educativas com a comunidade. O nosso grande foco este ano é procurar atingir um maior número de escolas, abrindo as portas aos finais de semana para a comunidade”, ressalta a gerente do projeto, Maria Geralda Vilela Cupertino. 

Durante o encontro, também será discutida a implementação do Plano de Desenvolvimento Pedagógico e Institucional (PDPI). O Plano deve ser feito pela escola em parceria com a comunidade e deve analisar todas as questões que permeiam o dia a dia da escola, como aspectos pedagógicos e de infraestrutura. “A análise do Plano é um momento onde toda comunidade conhece a realidade da escola e tem assim a oportunidade de focar em suas necessidades e buscar alternativas junto à Secretaria de Estado de Educação e a Superintendência Regional de Ensino”, afirma Maria Geralda.

Ao todo, o “Escola Viva, Comunidade Ativa” beneficia quase 290 mil estudantes de 222 escolas estaduais de Belo Horizonte e Região Metropolitana. Ao longo do ano, a capacitação será ampliada para os diretores de escolas estaduais das outras Superintendências Regionais de Ensino (SREs) que participam do projeto.

Projeto no Estado

O “Escola Viva, Comunidade Ativa”’ atua em áreas com índices expressivos de vulnerabilidade social, procurando envolver alunos, professores, pais e moradores do entorno através de atividades culturais, artísticas, esportivas e recreativas. As atividades do projeto são desenvolvidas em 544 escolas da rede estadual distribuídas por 39 Superintendências Regionais de Ensino (SRE).  Ao todo, são beneficiados mais de 416 mil estudantes. 

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato