Minas por Região
Copa do Mundo

14h05min - 19 de Dezembro de 2012 Atualizado em 09h21min - 18 de Novembro de 2013

VÍDEO: Reforma do Mineirão é o tema do terceiro vídeo da série da Agência Minas

As obras começaram em 2010 e tiveram investimento de mais de R$ 650 milhões de reais; confira o que mudou em um dos principais estádios do país

O terceiro vídeo da série especial sobre o Mineirão exibida pela Agência Minas esta semana mostra o passo a passo da ampla reforma pela qual passou o Mineirão nos últimos anos. Desde 25 de janeiro de 2010, o estádio passa por uma transformação completa, com investimentos de cerca de R$ 650 milhões.

As obras foram divididas em três etapas. Em janeiro de 2010, a estrutura do palco do futebol mineiro começou a receber reparos. Em junho daquele ano, um último jogo entre Atlético e Ceará marcou o fechamento das portas do estádio para os trabalhos.

A segunda parte das obras começou com a retirada das cadeiras. Foram demolidas parte da arquibancada inferior e da geral e o campo foi rebaixado em mais de três metros para melhorar a visibilidade. Em janeiro de 2011, a terceira fase da reforma foi marcada pela instalação da cobertura.

O novo “teto” do estádio tem 26 metros a mais que o anterior, o que proporciona mais segurança e conforto aos torcedores, já que agora, todas as cadeiras estarão cobertas. Para isso, alpinistas industriais trabalharam a 40 metros de altura.

A reportagem em vídeo traz, ainda, os detalhes que trouxeram mais sustentabilidade ao projeto, como as calhas coletoras de água e os painéis fotovoltaicos para geração de energia elétrica.

Além disso, este ano, o Mineirão foi o primeiro estádio da Copa, no país, a receber o gramado: cerca de 540 mil mudas foram plantadas.

“Este projeto tem como objetivo a Copa do Mundo, mas depois dela, vamos poder continuar contando com um belo estádio”, disse o governador Antonio Anastasia.

O objetivo do Mineirão é ser um espaço de convivência, com lojas, restaurantes e até um museu de futebol, tudo de acordo com o conceito de arena multiuso.

“A gente está falando de um estádio vivo, que funciona sete dias por semana, 24 horas por dia, com ações de entretenimento, esporte, cultura e atividades ecumênicas, para atender a todos os públicos”, explica o coordenador de contratos do Mineirão, Rodrigo Reis.

Nesta sexta-feira (21), o Mineirão estará oficialmente pronto para esta missão. A partida inaugural do estádio será um clássico entre Cruzeiro e Atlético, em 3 de fevereiro de 2013.

Assista ao vídeo ao lado para conhecer os detalhes.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato