Minas por Região
Educação

19h18min - 30 de Outubro de 2013 Atualizado em 09h08min - 18 de Novembro de 2013

VÍDEO: Secretaria de Educação desenvolve medidas de estímulo ao aprendizado nas escolas mineiras

Até o dia 1 de novembro, os estudantes da rede estadual de ensino Minas Gerais farão as provas do Proalfa e do Proeb

Entre os dias 28 de outubro e 01 de novembro, um total de 1.096.709 alunos dos ensinos fundamental e médio de todas as escolas estaduais e municipais de Minas Gerais serão avaliados nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Para que os alunos participem da ‘Semana da Avaliação’, as escolas estaduais desenvolveram ao longo dos últimos meses diferentes ações de incentivo com enfoque nas provas do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb).

Na Escola Estadual Dona Maricota Pinto, no município de Arcos, o incentivo à participação nas avaliações foi feita com a ajuda de amiguinhos dos estudantes, o ‘Proebinho’ e o ‘Proalfinha’. “São quatro bonequinhos, dois que falam das avaliações externas do Estado e outros dois que falam das avaliações do Governo Federal. Levei eles para a sala e falei da importância de não faltar no dia das avaliações. No dia da prova, os mascotinhos vão estar nas salas de aula para inspirar os estudantes “, conta a supervisora da escola, Jussara de Souza Moreira. A inspiração de criar as mascotes veio de um projeto desenvolvido por uma professora de Manhuaçu.

Na escola, também foi feito um trabalho de conscientização com os pais dos alunos, como conta Jussara de Souza Moreira. “Fizemos reuniões com os pais e mostramos os bonequinhos. Falamos da importância da avaliação e como ela será. A ajuda dos pais na participação dos alunos é primordial. Eles devem ser parceiros da escola”.

O ‘Proebinho’ e o ‘Proalfinha’ também marcaram presença na Escola Estadual Jornalista Jorge Paes Sardinha, em Belo Horizonte. Para a supervisora da escola, Neide Guiomar Barroso Guilherme Pinto, o trabalho realizado pelos alunos de forma lúdica vai garantir a participação dos estudantes na avaliação.  “Começamos o trabalho de mobilização dos alunos no início do ano e intensificamos no mês de agosto. Tenho certeza que quando fazemos o trabalho de uma maneira mais lúdica o resultado é maior. Para termos sucesso com as crianças o incentivo é tudo”, afirma.

Já nas escolas estaduais da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Curvelo a mobilização dos estudantes foi feita por meio de gincanas, que foram realizadas para identificar as dificuldade dos alunos e estimular a participação na ‘Semana da Avaliação’.

“Os analistas da regional foram para as escolas e em sala de aula faziam as gincanas para detectar nos estudantes as habilidades que eles ainda não haviam consolidado, para que a partir daí os professores pudessem focar o trabalho com os alunos”, afirma a gerente do PIP CBC, Dulcymar de Mello Gonçalves Pimenta.

Semana da Avaliação

Entre os dias 28 de outubro a 1º de novembro, mais de um milhão de alunos de escolas públicas estaduais e municipais de Minas Gerais farão duas importantes avaliações: as provas do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e as provas do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb). As provas do Proalfa, que avalia habilidades de leitura e escrita, serão aplicadas a 377.211 alunos dos primeiros anos do ensino fundamental. Já as provas do Proeb, que avalia o desempenho nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, serão aplicadas a 719.498 alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio.

Os dois programas integram o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave), da Secretaria de Estado de Educação (SEE), e auxiliam o Estado na elaboração de políticas educacionais. As provas são aplicadas em todas as escolas da rede estadual e também são oferecidas gratuitamente pela SEE a todas as redes municipais de ensino mineiras.

Esta é primeira vez que as provas dos dois programas são aplicadas simultaneamente. A partir dos resultados dos testes, é possível analisar o desempenho de cada aluno e cada escola e avaliar as estratégias de intervenções pedagógicas necessárias em cada situação. Por isso são consideradas um importante instrumento para o planejamento, monitoramento e reformulação das políticas públicas educacionais.

Resultados

A última edição do Proalfa, realizada em 2012, mostrou que 87,3% dos estudantes do 3º ano do ensino fundamental estão no nível recomendável, ou seja, sabem ler e interpretar textos até os oito anos com desenvoltura. Na edição de 2012 do Proeb, 60% dos alunos do 5º ano do ensino fundamental, por exemplo, alcançaram o padrão recomendável em Matemática, crescimento de 2,9 pontos percentuais em relação a 2011. Em Língua Portuguesa, o percentual de estudantes no padrão recomendável foi de 45,6%, um aumento de 3,5 pontos percentuais em relação ao ano anterior.

No 9º ano do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio a proficiência média também cresceu em ambas as disciplinas. Em Matemática, o avanço foi de 3,3 pontos no 9º ano do Ensino Fundamental e 0,5 pontos no 3º ano do Ensino Médio. Já em Língua Portuguesa, o avanço foi maior no Ensino Médio. A proficiência cresceu 2,5 pontos, enquanto no 9º ano o crescimento foi de 0,6.

Avaliação do Sistema Público

As duas avaliações do Simave são uma iniciativa do Governo de Minas, desenvolvidas e aplicadas com recursos do tesouro estadual, e também estendidas às redes municipais de ensino de todos os 853 municípios mineiros. Dos mais de um milhão de alunos avaliados no Proalfa e no Proeb, 487 mil são estudantes de escolas municipais.

As avaliações foram desenvolvidas por meio da parceria entre a Secretaria de Estado de Educação, o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e o Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato