Minas por Região
Saúde

15h16min - 23 de Julho de 2013 Atualizado em 09h13min - 18 de Novembro de 2013

VÍDEO: Secretaria de Saúde e instituições médicas se unem em torno do tratamento da gripe

Os profissionais de saúde que tiverem dúvidas sobre o protocolo clínico da gripe devem ligar no telefone 0800 0310161

Com o objetivo de alinhar as ações e os protocolos de tratamento da gripe, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoveu nesta terça-feira (23) uma reunião de alinhamento com membros da Associação Médica de Minas Gerais, Conselho Regional de Medicina, Sindicato dos Médicos e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS-MG). A reunião se mostrou necessária devido à alta incidência de casos de gripe no Estado, que já supera os números do ano passado. Até o momento, chegam a 253 casos e 56 óbitos, com predomino do vírus H1N1. Em 2012, no total, foram confirmados 189 casos e 47 óbitos.

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, ressaltou a importância da reunião para barrar a disseminação do vírus influenza no território mineiro. “Este ano já tivemos muitos casos de dengue, embora tenhamos um programa de ação permanente. Deparamo-nos agora com a gripe. Antecipamos a campanha anual devido à gravidade da situação em São Paulo, que teve casos antes do período previsto, e disponibilizamos o antiviral Oseltamivir nas unidades de saúde de todos os municípios do Estado, com distribuição em período integral. Agora, chegou o momento de reforçar a importância do manejo clínico adequado para que os casos não evoluam para óbitos”, afirma o secretário.

Além desse encontro, a SES-MG vai promover no dia primeiro de agosto, através do Canal Minas Saúde, uma aula voltada aos profissionais do Programa Saúde da Família sobre o plano de ação e o protocolo de tratamento da gripe. “Vamos envolver a Secretaria de Educação para que os professores tenham acesso à aula e possam ser multiplicadores das medidas preventivas contra a transmissão da gripe”, completa o secretário de Saúde de Minas Gerais.

Para o presidente da Associação Médica de Minas Gerais, Lincoln Lopes Ferreira, essa reunião tem caráter técnico-emergencial. “Vamos agir conjuntamente com o poder público para diminuir a mortalidade pela gripe. A Secretaria de Saúde pode contar com nossa estrutura para levar as informações às nossas 63 afiliadas. Estamos alinhados em torno dessa questão e vamos propor um diálogo amplo e intenso entre nossos associados”, compromete-se. 

Durante a reunião, a Superintendente de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador da SES-MG, Deise dos Santos, falou sobre o cenário nacional, estadual e sobre as internações em Minas Gerais em decorrência da gripe. Além disso, a superintendente fez recomendações importantes aos médicos.

“É necessário melhorar o manejo e o diagnóstico clínico dos pacientes. Para tanto, recomendamos a realização de coleta de amostra da nasofaringe e a prescrição do Oseltamivir, preferencialmente, até 48horas de início de sintomas para todos os casos de síndrome gripal com fator de agravamento. É necessário também, que os médicos notifiquem todos os casos e óbitos suspeitos que atendam a definição de Síndrome Respiratória Aguda Grave no sistema ‘SINAN Influenza online’, independente de coleta ou resultado laboratorial. E por fim, pedimos a colaboração da classe médica na divulgação para a população das medidas preventivas contra a transmissão do vírus influenza (etiqueta da tosse, lavagem das mãos) e sobre a doença, com a orientação de busca de atendimento médico em caso de sinais e sintomas compatíveis”, alerta a superintendente Deise dos Santos.

Além dessas recomendações, a SES-MG disponibiliza o 0800 0310161, serviço telefônico no qual os profissionais de saúde podem esclarecer as dúvidas e obter informações sobre o protocolo clínico de tratamento da gripe com os médicos infectologistas do Centro de Informações e Estratégias de Vigilância em Saúde da SES-MG (CIEVS Minas).

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato